..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Governo do Acre apoia participação de empresários do setor produtivo em circuito de feiras andinas

Governo do Acre apoia participação de empresários do setor produtivo em circuito de feiras andinas

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Agência de Negócios do Estado do Acre (Anac), apoia a participação de empresários do setor industrial em um circuito de feiras andinas na Bolívia e no Peru.

A jornada dos empresários acreanos para a promoção de produtos tipo exportação, começou em Puerto Maldonado entre os dias 17 e 22 de setembro, na Expo Amazônica Madre de Dios, no Peru. Cerca de 16 empresários dos setores da indústria, comércio, agronegócio e serviços expuseram seus produtos no estande organizado pela parceria da Seict com as secretarias de Estado de Agricultura (Seagri) e de Empreendedorismo e Turismo (Sete).

De Puerto Maldonado a comitiva percorreu mais 1.197 quilômetros até Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde, pela primeira vez, conheceram a ExpoCruz. A feira é reconhecida como uma das mais completas na América Latina e atrai, anualmente, um público de variados países e com diversos perfis, incluindo empresários, investidores e políticos.

“A ExpoCruz atua como plataforma de exposição para promoção de contatos, produtos e negócios entre participantes locais e internacionais. Essa é a primeira experiência do grupo de empresários acreanos. Nos deparamos aqui com mais de 2.428 marcas de mais de 30 países”, disse o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita.

empresarios 002Exposições atraem investidores de vários países nas áreas de alimentos, bebidas, bioeconomia e inovação tecnológica. Foto: Ascom/Aleac

Mesquita acompanhou a delegação de empresários em Puerto Maldonado e Santa Cruz de La Sierra. Para ele, este ano o setor industrial, comercial, do agronegócio e de serviços vai ter a oportunidade de ampliar as conexões, aumentando o volume de negócios com potenciais compradores de diferentes países.

“O governador Gladson Cameli apoia essa grande prospecção de negócios internacionais. Tivemos estande em Puerto Maldonado, repetimos e ampliamos o nosso espaço em Lima, na Expoalimentaria. Certamente os empresários vão sair dessa jornada com uma avaliação do seu potencial de exportação e com novas definições de negócios”, acrescentou o gestor.

Nesta quarta-feira, 25, o grupo de empresários, apoiados pelo Estado, participou da abertura oficial da Expoalimentaria. A delegação acreana está representada pelo presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Acre (AZPE), Allan Lima; o diretor de assuntos aduaneiros, Marcos Morais; a coordenadora da Comissão da Política de Incentivos às Atividades Industriais do Estado do Acre (Copiai), Gilsiane Marciele dos Santos Campos e o diretor financeiro da Anac, Hamilton Melo.

empresarios 003Com apoio do Estado, grupo de empresários participou de um evento preparatório para a maior feira de alimentos. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

O circuito de feiras também conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Acre. O presidente do Parlamento, deputado Luiz Gonzaga, afirma que o objetivo dessa peregrinação, além da promoção de negócios, é instituir, em 2025, uma feira trinacional. “Temos dialogado no sentido de realizar um grande encontro de empresários e produtos do Brasil, do Peru e da Bolívia, como um marco dessa aliança comercial e cultural entre os países”, relatou.