..::data e hora::.. 00:00:00

Política

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Governo apresenta avanços na regularização ambiental no Acre no Rio Climate Action Week

Governo apresenta avanços na regularização ambiental no Acre no Rio Climate Action Week

Com foco no debate sobre o Código Florestal, regularização ambiental e proteção da vegetação nativa no Brasil, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou nesta terça-feira, 26, do Rio Climate Action Week, que está sendo realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro.

O evento, que teve início no sábado, 23, e se encerra na sexta-feira, 29, reúne especialistas, gestores públicos, representantes do setor privado e da sociedade civil para fortalecer a liderança do Brasil rumo à 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será em Belém, em novembro deste ano.

Na programação desta terça-feira, 26, o evento trouxe uma abordagem sobre “Diálogos sobre Clima e Código Florestal”, organizado pelo SVRio, Observatório do Código Florestal (OCF) e Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. A programação foi dividida em duas sessões.

A primeira debateu a relação entre o Código Florestal e as metas climáticas do Brasil. Na segunda sessão foram abordados os avanços e desafios da regularização ambiental nos estados brasileiros.

O painel, moderado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), contou com a participação de representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Serviço Florestal Brasileiro e secretarias estaduais de meio ambiente, para troca de experiências dos programas de Regularização Ambiental em diferentes estados.

action week 002O secretário Leonardo Carvalho enfatizou que a participação do Acre foi essencial para apresentar resultados e fortalecer o debate sobre regularização ambiental no país. Foto: cedida

Representando o governo do Acre, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, apresentou os avanços na implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e no cumprimento das exigências do Código Florestal, em especial no que diz respeito ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O secretário destacou que a participação do estado foi fundamental para compartilhar dados e experiências concretas com outros entes federativos.

“Mostramos como a política pública de regularização ambiental está sendo implementada no Acre, apresentamos números e indicadores, posicionando o estado dentro desse debate nacional”, afirmou o gestor.

Saiba mais

O Programa de Regularização Ambiental do Estado do Acre (PRA) tem como finalidade a regularização ambiental de imóveis rurais do estado do Acre. Até agosto de 2025, o Acre contabilizou 14.173 cadastros ambientais rurais (CAR) analisados.

Por meio da Lei Estadual nº 3.349, de 18 de dezembro de 2017, ficou instituído o PRA no Acre, posteriormente sendo regulamentado pelo Decreto Estadual n.º 9.025, de junho de 2018, inclusive, trazendo alguns incentivos e benefícios àqueles que aderirem a iniciativa.

No ano passado, o Acre promoveu 17 mutirões ambientais, garantindo mais acesso dos produtores à regularização ambiental, com um total de 1.050 atendimentos realizados. Em 2025, o Estado ampliou os esforços para incentivar a adesão ao Cadastro Ambiental Rural, e, até setembro, já estão previstos 16 mutirões. As próximas ações ocorrerão nesta quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28, em Tarauacá, e em setembro, nos dias 11 e 13, em Manoel Urbano.