..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Governador prestigia abertura do Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar

Governador prestigia abertura do Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar

Em momento de valorização dos servidores públicos do Estado, o governador Gladson Cameli prestigiou, na manhã desta segunda-feira, 9, a cerimônia de abertura do Curso de Formação de Sargentos (CFS II/2023) da Polícia Militar do Acre (PMAC), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Rio Branco.

Profissionais da PMAC de todo o estado compõem a turma de 195 alunos que irão se especializar, nos próximos seis meses, no desempenho de funções operacionais e administrativas, com previsão de conclusão do treinamento para março de 2024.

Na aula inaugural, Gladson Cameli reafirmou o compromisso do Estado em valorizar aqueles que se dedicam às forças de segurança e lembrou que “governar é respeitar opiniões, entender o que cada instituição pensa e colaborar para que cada um possa cumprir o que está na Constituição”.

curso 002Na presença de gestores de Estado, o governador Cameli reafirmou o compromisso da união para avançar. Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador lembrou ainda momentos desafiadores na gestão pública e ressaltou a força da união entre as instituições para avançar como estado e apoiar a população. “Estamos aqui construindo pontes, enquanto há países as destruindo. Que possamos ter união para vencer os momentos difíceis”, afirmou o governador.

curso 003Formação de 195 alunos sargentos acontece até março de 2024. Foto: Diego Gurgel/Secom

Valorização e respeito

Como forma de valorização e respeito, a vice-governadora Mailza Assis reafirmou o empenho do governo em investir na formação e capacitação dos servidores públicos. O investimento para a capacitação é de aproximadamente R$200 mil. “O governo do Estado está investindo na segurança pública, nos nossos policiais, que fazem um trabalho de excelência, primordial e necessário”, afirmou.

curso 004Comandante da PMAC, Luciano Dias, lembrou o “momento ímpar” de formação inerente à carreira. Foto: Diego Gurgel/Secom

O comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias, lembrou a atenção dos gestores em cuidar dos combatentes em formação. “São anos no serviço, vocês suportaram o processo e estão aqui para uma nova jornada. É um momento ímpar. Todos fazem o sacrifício necessário para fazer acontecer, cumprindo firmemente o compromisso de servir e proteger o povo acreano. Os desafios são grandes, mas sabemos da capacidade de todos nessa missão”, afirmou.

curso 005Aluno-sargento, Davi Rauber de Alencar é um dos 195 que participam da formação. Foto: Diego Gurgel/Secom

O aluno-sargento Davi Rauber de Alencar afirmou a alegria da turma de 2014 em uma formação tão esperada. “São mais de nove anos desde o ingresso na Polícia Militar. Almejamos a tão sonhada graduação de sargento e hoje damos o primeiro passo, com muita alegria, sabendo que com a instrução poderemos prestar um serviço ainda melhor para a população”, celebrou.

Em demonstração de valorização e respeito, o governador prestou homenagem especial ao capitão da Polícia Militar e atuante na organização das ordens, Jairton Silverio, presente no evento.

curso 006Jairton Silverio, capitão da PMAC, recebeu homenagem especial do governador Gladson Cameli. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Estamos aqui com 195 profissionais agora em outra missão, com o comando de novas atribuições e responsabilidades. Tenho certeza de que sairão daqui profissionais muito bem capacitados para desempenhar as suas atribuições”, disse o diretor de Ensino da PMAC, Cristian Diogo.

Aula inaugural

A aula inaugural também celebrou um momento de respeito cívico, com a execução dos hinos Nacional e da PMAC pela banda da corporação e, após declarações das autoridades, foi ministrada palestra sobre a figura dos sargentos na estrutura militar.

curso 007Ao todo, 195 alunos sargentos de todo o estado serão capacitados no curso de formação de sargentos. Foto: Diego Gurgel/Secom

A solenidade contou ainda com a presença de representantes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), da Infantaria de Selva do Exército Brasileiro, de deputados estaduais, da Ordem dos Advogados do Brasil – AC, do Centro Integrado de Educação Pública (Cieps) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).