..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Governador Gladson Cameli participa de Projeto Cidadão na Terra Indígena Nukini, no Rio Moa, em Mâncio Lima

Governador Gladson Cameli participa de Projeto Cidadão na Terra Indígena Nukini, no Rio Moa, em Mâncio Lima

Localizada à margem direita do Rio Moa, em Mâncio Lima, a Terra Indígena Nukini, na Comunidade República, foi palco nesta quinta-feira, 11, e sexta-feira, 12, do Projeto Cidadão, realizado pelo governo do Acre, pelo Tribunal de Justiça (TJAC) e parceiros. A ação, que contou com a presença do governador Gladson Cameli, nesta sexta, representou valorização aos povos originários, proporcionando oportunidades, cidadania e mais dignidade.

“É com grande satisfação que participo desse momento tão importante. Essa ação representa o nosso reconhecimento pela história do povo Nukini e mais um passo importante em direção à valorização dos povos originários do nosso estado, a garantia dos seus direitos e o fortalecimento da sua cultura”, pontuou o governador.

governador 002Governo do Acre cuida e valoriza os povos originários. Foto: Emanuelly Falqueto/ TJAC

A terra do Povo da Onça, onde vivem cerca de 875 pessoas, se transformou em um cenário de amor e união quando 12 casais celebraram seus matrimônios. A ação inseriu o nome étnico na certidão de nascimento e ainda possibilitou a emissão de carteira de identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), atendimento jurídico e atendimentos em saúde.

governador 003Uma série de benefícios chegam até a Terra Indígena Nukini, no Rio Moa. Emanuelly Falqueto/ TJAC

Juntos há 32 anos, Maria Valdenice Nukini, de 53 anos, e Paulo César Nukini, de 57 anos, disseram sim ao matrimônio. “Tínhamos o desejo de casar com nossas vestes tradicionais, e o projeto cidadão veio e possibilitou isso. Essa ação é muito importante, porque conseguimos colocar o nosso nome étnico e porque aconteceu dentro da nossa terra indígena”, disse a noiva e líder indígena Nukini.

governador 004“Nós estamos felizes”, conta a noiva Maria Valdenice Nukini. Emanuelly Falqueto/ TJAC

“Gostaria de destacar que esta edição do Projeto Cidadão é particularmente especial, por ser voltada aos povos indígenas e às comunidades ribeirinhas, grupos que possuem um valor inestimável para a riqueza cultural e histórica de nosso estado e de nosso país. Encerrar esta jornada com um casamento coletivo é uma honra e uma celebração da união e da diversidade, valores que tanto prezamos e defendemos”, disse a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari.

governador 005União entre poderes e instituições leva benefícios e garante direitos aos povos originários. Foto: Emanuelly Falqueto/TJAC

O Projeto Cidadão encabeçado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) foi integralmente apoiado pelo governo do Estado e também teve o apoio do Ministério Público do Acre (MPAC), da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Investimentos que transformam realidades

No dia 29 de maio deste ano, o Povo Indígena Nukini viu um sonho antigo começar a se tornar realidade. Na ocasião, o governador Gladson assinava o convênio junto com a Prefeitura Municipal de Mâncio Lima para a construção do novo prédio da escola Pedro Antônio de Oliveira.

governador 006Estado e Município construirão novo prédio da escola na Terra Indígena Nukini. Foto: Josciney Bastos/ Secom

No valor de quase R$ 2 milhões, o investimento resultará em melhorias na infraestrutura, na qualidade da educação, no conforto e segurança de toda a comunidade. “É um sonho para todos nós e é de suma importância para o desenvolvimento da nossa comunidade”, revelou o professor indígena Alixandre Nukini.