Lista trouxe 17 nomes para compor o primeiro escalão do governo entre 2023 e 2026. Ao todo, governo tem 15 secretárias, mas lista também confirma nomes no Comando da PM, Bombeiros e chefia da Casa Civil
O governador do Acre, Gladson Cameli, divulgou, nesta terça-feira (27) uma lista com parte do secretariado para liderar seu segundo mandato no estado, entre 2023 e 2026. Na lista, sem muitas mudanças, há nomes que já estão no governo de Cameli e outros que retornam. Das 15 secretarias, o governador definiu os nomes de nove. Há seis sem definição ainda.
Com a reforma administrativa aprovada pelos deputados, o governo deve ter as seguintes secretarias:
- Secretaria de Estado da Casa Civil - SECC - definido;
- Secretaria de Estado de Governo - SEGOV - definido;
- Secretaria de Estado da Fazenda - SEFAZ - definido;
- Secretaria de Planejamento - SEPLAN - definido;
- Secretaria de Estado de Administração - SEAD - definido;
- Secretaria de Estado de Saúde - SESACRE - sem definição;
- Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP - definido;
- Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes - SEE - definido;
- Secretaria de Estado de Assistência Social, da Mulher e dos Direitos Humanos – SEAMD - sem definição;
- Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio - SEPROD - sem definição;
- Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas - SEMAPI - sem definição;
- Secretaria de Estado de Obras Públicas - SEOP - sem definição;
- Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo - SEHURB - sem definição;
- Secretaria de Estado de Comunicação - SECOM - definido;
- Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo - SEICETUR - definido.
Confira os nomes divulgados nesta terça:
Jonathan Donadoni (Secretaria de Estado da Casa Civil)
Advogado e ex- Defensor Público do Estado. Também atuou como procurador-geral do Município de Cruzeiro do Sul durante as administrações dos ex-prefeitos da cidade Vagner Sales e Ilderlei Cordeiro. Desde abril deste ano ocupa o cargo de secretário da Casa Civil.
Rômulo Grandidier (Secretaria de Fazenda)
Formado em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia e pós-graduado em Auditoria Interna e Externa, Direito Tributário, Legislações & Contencioso Fiscal e em Auditoria Contábil e Gestão de Tributos. Tem mais de 20 anos de experiência na área econômica, atuando como contador, consultor, auditor e projetista, além de ter sido professor universitário. Ele chegou a assumir a Secretaria de Fazenda em agosto de 2020, saindo em novembro de 2021 para assumir a Casa Civil.
Alysson Bestene Lins (Secretaria Estado de Governo)
Cirurgião dentista – Especialista em prótese dentária, com área de atuação em implante dentário. Professor do Centro Universitário Uninorte, no curso de Odontologia. Especialização em didática e docência do ensino superior. Já presidiu o Sindicato dos Odontólogos por dois mandatos, foi membro efetivo do Conselho Estadual e Municipal de Saúde e vereador do município de Rio Branco (2009 a 2012). Secretário de Estado de Saúde do Acre (2019 a 2021). Ainda no governo de Gladson, Alysson foi secretário de Relações Institucionais.
Bestene foi uma das principais pessoas no governo de Gladson, Bestene tinha sido exonerado da pasta no dia 1º de abril deste ano junto com outros secretários, presidentes e diretores do primeiro escalão que disputariam as eleições de outubro.
Dias após a exoneração, ele foi nomeado para exercer o cargo de chefe de departamento da Segov. Na mesma edição do DOE do dia 22 de abril deste ano, o novo secretário da pasta, Júlio Cezar Zuza da Costa foi nomeado por Gladson Cameli.
No dia 27 de junho deste ano, Bestene foi exonerado da chefia do departamento da Segov. Segundo a publicação do Diário Oficial na época, a demissão foi a pedido. No lugar dele, foi nomeada para a chefia do departamento Dayana Maia Nascimento, jornalista de Cruzeiro do Sul.
Desde o dia 13 de setembro, Alysson Bestene estava como diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), de onde foi exonerado. E em outubro voltou para a Segov.
Nayara Lessa (Secretária de Estado de Comunicação)
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e mestra em “Letras: Linguagem e Identidade” pela Universidade Federal do Acre (Ufac), Nayara é jornalista com experiência em Assessoria de Comunicação Organizacional. Trabalhou, ainda, como professora no curso de Publicidade e Propaganda da Unimeta, e na coordenação de Comunicação da Fecomércio. E em 2018 pediu demissão de ambos os trabalhos para se dedicar ao projeto de compor a equipe de governo de Gladson Cameli.
Assurbanipal Barbary Mesquita (Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo)
É funcionário de carreira da antiga Eletroacre, e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora e ex-gestor da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).
Paulo Cézar Rocha dos Santos – (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública)
Bacharel em direito pela Universidade Federal do Acre, foi assessor jurídico e chefe da assessoria jurídica da Presidência do Tribunal de Justiça do Acre, especialista em gestão em segurança pública, pós-graduado Lato Sensu pela Universidade Fluminense, analista de organização, sistemas e Métodos, Planejamento Estratégico Situacional, Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Direitos Internacional Humanitário.
Paulo Roberto Correia – (Secretaria de Estado de Administração)
Com carreira desenvolvida inicialmente na área da gestão privada de empresas e posteriormente direcionada para a gestão pública, Paulo Roberto possui amplo conhecimento na área financeira e orçamentária. Graduado em administração de empresas públicas e privadas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui pós-graduação lato sensu MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em auditorias fiscal e tributária pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa).
Aberson Carvalho de Sousa (Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte)
Professor, formado em Ciências Sociais pela Uninorte. Ex-secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, ex-diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre e atual secretário de Educação, cargo que exerce desde abril deste ano.
Ricardo Brandão (Secretaria de Planejamento)
Coronel de carreira da Polícia Militar do Acre. Sua primeira função na atual gestão foi a de adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Em 2020 foi nomeado para assumir a Seplag, onde permanece como o responsável pelo planejamento e gestão do Estado, além de coordenar toda a área administrativa.
Luciano Dias – (Comandante da Polícia Militar do Estado do Acre)
Entrou na Polícia Militar em 1987 no Curso Preparatório de Formação de Oficiais. Foi declarado Aspirante Oficial em 1992 e promovido ao posto de Coronel em 2019. Antes de tomar posse, em agosto deste ano, no comando da corporação, exercia a função de subcomandante-geral. Luciano é pós-graduado em segurança pública e já atuou no comando da PM em Brasileia, além de também já ter respondido pelo Batalhão de Trânsito e ter sido chefe de inteligência da PM e da assessoria jurídica.
Fonseca é o quinto comandante da PM em pouco mais de três anos e meio do governo Gladson Cameli. Já passaram pelo cargo o coronel Mário César, coronel Ezequiel Bino, coronel Ulysses de Araújo e por último o coronel Paulo Cesar Gomes.
Charles Santos (Comandante do Corpo de Bombeiros)
Acreano de Rio Branco e ingressou às fileiras do CBMAC em 1994, como aluno oficial e realizou o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Bombeiros Militar do Estado do Pará (PA). É formado em Ciências Contábeis e especialista em Gestão Pública. Em dezembro de 1996 foi declarado aspirante a oficial e é coronel desde 2018. Atuou como coordenador do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e antes de tomar posse, em abril deste ano, exercia a função de subcomandante-geral e é oficial com vasta experiência administrativa e operacional.
Carlos Augusto Negreiros – (Chefe da Casa Militar do Governador do Estado do Acre)
Coronel da reserva da Polícia Militar do Acre, Negreiros é um dos pioneiros da Coordenadoria Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), onde exerceu diversas funções, inclusive a de coordenador. Negreiros também é comandante instrutor de voo de helicóptero, Bacharel em Segurança Pública e Especialista em Segurança e Condução de Autoridades. Dentre outras funções na PMAC, foi comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental, Batalhão de Policiamento de Trânsito e do 2º Batalhão de Polícia Militar.
Henrique Maciel (Diretor-Geral da Polícia Civil)
Formado em Direito pela Universidade Federal do Acre e pós-graduado em Segurança Pública. É delegado de carreira. Ingressou na Polícia Civil do Acre, aprovado em concurso público, em 1994. Desde então exerceu suas funções em diversas delegacias da capital, além de ser titular de delegacias do interior, entre as quais as delegacias de Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Foi, por duas vezes, coordenador do CIOSP.
A nomeação dele foi repleta de polêmica. Em julho de 2020, ele foi exonerado da Polícia Civil após mais de um ano no cargo. Na época, O Ministério Público do Acre (MP-AC) informou que existia uma investigação em andamento contra o delegado Maciel sobre suposto esquema de “rachadinha”. O procedimento apuratório tramitava na 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Patrimônio.
Ele foi reconduzido ao cargo após quase dois anos. Em abril de 2022, ele voltou ao cargo e o governador informou que confiava na idoneidade do delegado Henrique Maciel e competência para exercer a direção da Polícia Civil.
Taynara Martins (Diretora-Geral Detran)
Sargento da Polícia Militar do Acre e ex- chefe da Ciretran de Cruzeiro do Sul. Com 11 anos como policial militar, Taynara Martins atuou principalmente na coordenação do policiamento ostensivo no Vale do Juruá. Desde que assumiu o Detran sua gestão tem sido marcada por ações voltadas para o combate aos crimes de trânsito e ações sociais.
Petronio Antunes (Diretor Geral do Deracre)
Engenheiro civil formado pela Universidade de Londrina. Assumiu o órgão em julho de 2020. Antes, atuou no setor privado e foi também diretor do antigo Departamento de Água e Saneamento do município de Rio Branco. É conhecido por ser tocador de obras e hoje gerencia as principais obras do Governo do Acre.
Em julho de 2021, Antunes enfrentou uma polêmica ao ser denunciado por assédio moral contra servidores e prática de nepotismo. Ele negou as denúncias e disse que tudo não passa de “politicagem”. No começo deste ano, sete pessoas foram ouvidas sobre o caso.
Gabriela Ramos Câmara – Diretoria do Instituto de Terras do Acre (Iteracre)
É formada em Administração e diretora da Rádio e TV Boas Novas no Acre. Gabriela já exerceu o cargo de diretora do Iteracre no início da gestão de Gladson Cameli.
José Francisco Thum – Diretoria-geral do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf)
Vem da iniciativa privada e assumiu o cargo em março de 2020. Um dos grandes legados de sua gestão foi garantir que o Acre permanecesse como reconhecimento internacional de área livre de aftosa, status que garantiu a exportação de carne acreana para o mercado peruano.