..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Gehlen diz que Governo Federal se exime de suas responsabilidades usando como desculpa decisão do STF

Na sessão on-line desta terça-feira (23), o líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Gehlen Diniz (Progressistas), questionou a falta de apoio do governo federal aos estados e municípios no combate à pandemia. Segundo o parlamentar, o presidente da república se exime de suas responsabilidades, usando como desculpa uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Quero tratar a respeito da falta de uma coordenação nacional de combate à pandemia. Isso está se revelando pernicioso para o público como um todo. O governo federal afasta de si a responsabilidade, se vale de uma decisão judicial do STF, que diz que  estados e municípios podem adotar o isolamento, mas em nenhum momento diz que o governo federal não pode adotar medidas de combate à pandemia. Então, quer se aproveitar de uma decisão judicial para tirar de si a responsabilidade”, disse.

O progressista afirmou que há uma subnotificação dos casos de Covid-19 em todo o país. Citou ainda uma pesquisa realizada recentemente que mostra que o número real de infectados chega aos sete milhões, bem superior ao número de casos confirmados que é pouco mais de 1 milhão.

“Se o País, hoje, tem um milhão de infectados pela Covid-19 que fizeram exames, então na realidade há 7 milhões de pessoas infectadas. Aqui o governo federal teria um papel importante para fazer o teste em massa no controle do abuso dessas empresas que se valem de uma situação pandêmica. Aqui é a mão forte do governo federal que agiria”, disse ele ao defender também a testagem em massa.

Gehlen Diniz voltou a falar da importância do isolamento social. “Não podemos matar a economia, mas para isso, precisamos encontrar um meio termo. Se fecharmos tudo, a pandemia vai continuar. Infelizmente, o vírus está à porta de todos nós. Como representantes da população, o que temos que fazer é orientar as pessoas. Tem que sair de casa só quem realmente precisa, quem não precisa sair tem que ficar em casa. Aqueles que vão para a rua só para passear, para ver gente, podem estar levando o vírus para outras pessoas. Cada um precisa fazer a sua parte, só assim venceremos essa pandemia”, complementou.