..::data e hora::.. 00:00:00

Política

FIEAC incentiva ligação com Pucallpa por meio de integração viária

FIEAC incentiva ligação com Pucallpa por meio de integração viária

Investimentos em projetos de implantação de malha viária podem viabilizar desenvolvimento econômico e abertura para Pacífico

A fim de estimular o desenvolvimento dos municípios por meio da implantação da malha viária e, assim, ampliar sua estruturação produtiva e urbana, a FIEAC tem defendido e incentivado a ligação com o Peru através da integração terrestre entre Pucallpa e o Vale do Juruá. A instituição tem apoiado a elaboração de uma proposta de estudos e projetos de viabilização para esta integração internacional, que está sendo produzida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), com vistas para a redução das desigualdades socioeconômicas em múltiplas escalas, que passa pelo desafio da ligação com o país vizinho. 

FIEAC defende ligacao Pucallpa 001 web

De acordo com José Adriano, presidente da FIEAC, produtores e população em geral interior serão beneficiados com a execução desses projetos, uma vez que o estado não aproveita seu potencial produtivo em virtude das dificuldades de infraestrutura para deslocamento e escoamento de produção.

“A realização de investimentos para melhorar esse cenário requer a elaboração de estudos e projetos específicos que possam dimensionar e propor soluções sustentáveis. Os recursos destinados para a execução do Programa 2217 (Desenvolvimento Regional, Territorial e Urbano do Acre) também poderiam ser aproveitados para fazer esta integração com o Peru, que vai impulsionar com maior velocidade o processo de desenvolvimento e fortalecimento da nossa economia”, acredita o empresário.

Neste sentido, a proposta da FIEAC vai ao encontro e reforça as diretrizes do referido programa (cujo valor global de investimentos é de R$ 7,1 milhões), pois possui o mesmo viés de estímulo ao desenvolvimento de territórios, cidades e regiões por meio da consolidação de sua malha viária e a provisão de serviços públicos. Com emendas do senador Márcio Bittar, já estão sendo alocados recursos para a estruturação viária dos municípios de Porto Acre, via BR-317 (33 km; Feijó até a divisa do município do Envira/AM (56 km), e a ligação de Rodrigues Alves com Porto Walter (83 km).