Novo lote chega na primeira semana de março. Além da meningite, também falta as doses contra varicela e rotavírus
A vacina contra a meningite e pelo menos mais outras duas estão em falta nos postos de saúde de Rio Branco, desde o início de fevereiro.
A diretora da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins, disse que a falta das vacinas ocorre devido à exigência da caderneta de vacinação atualizada no ato de efetuar a matrícula das crianças nas escolas.
“Agora, com toda essa campanha que teve no ato da matrícula, nós tivemos uma procura muito grande. Algumas pessoas estavam fora da faixa e não tinham tomado a vacina naquela faixa etária, por exemplo, da meningite, então as vacinas foram, a maioria, todas muito rápidas utilizadas”, disse Socorro em entrevista à CBN Amazônia.
Além da meningite, também falta as doses contra varicela e rotavírus, segundo informou a diretora. A previsão é que um novo lote chegue ainda na primeira semana de março.
“Essas vacinas estão em falta no momento, mas até o dia cinco do próximo mês, a gente já recebe nossos novos lotes. Recomendamos aos pais que, a partir do dia 9, comecem a voltar às unidades que já estarão à disposição”, esclareceu.
Socorro explicou que a vacina é enviada conforme a procura, como surgiu um público maior por causa da exigência da carteira de vacinação atualizada no ato da matrícula, acabou zerando os estoques do município, devido a procura ser acima do esperado.
Carteira de Vacinação atualizada
Para reforçar a cobertura vacinal no Acre, uma lei, aprovada em 2018, determina que todos os alunos da rede pública do estado estejam com a carteira de vacinação atualizada. Este é um dos documentos obrigatórios para que a matrícula seja efetivada. A medida foi adotada devido o estado ser um dos piores quando o assunto é cobertura vacinal.
Por isso, o Ministério Público estadual (MP-AC) se reuniu com representantes das secretarias de Saúde e Educação, no final do ano passado, para falar sobre as estratégias de tornar mais rígido o cumprimento da lei no estado.