Polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Romualdo de Souza Araújo no município de Bujari, e encontrou duas espingardas e munições. O ex-prefeito foi liberado após pagar fiança
O ex-prefeito de Bujari, no interior do Acre, Romualdo de Souza Araújo, foi preso por posse irregular de armas de fogo na manhã desta terça-feira (17). A Polícia Civil do município cumpriu um mandado de busca e apreensão aberto contra Araújo, e apreendeu duas espingardas, munições e o aparelho celular dele.
O g1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Civil para saber que investigação deu origem a esse mandado, e aguarda retorno até esta publicação. Araújo foi solto no mesmo dia, após pagar fiança de R$ 3 mil.
O crime de posse irregular de arma de fogo é previsto no artigo 12 do estatuto do desarmamento. Araújo foi prefeito de Bujari entre 2017 e 2020.
Entre os materiais apreendidos, estão:
- Duas espingardas calibre 20;
- Sete cartuchos de calibre 20 (quatro deflagradas e três intactas);
- Um celular;
- Quatro contratos, de compra e venda, doação e permuta.
Consta em boletim de ocorrência que Araújo afirmou ter fornecido a senha de seu aparelho celular aos policiais, e que uma espingarda pertence a ele, e é herança do avô. A outra espingarda, segundo ele, pertence a um amigo, e as munições são dele. Ele admitiu que não tem registro do armamento, e que as duas espingardas estavam desmontadas.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Araújo.