Em pronunciamento na sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) desta quarta-feira, 4 de junho, o deputado Emerson Jarude, representante do MDB, enfatizou a relevância do debate sobre independência parlamentar, destacando o papel crucial que esse princípio desempenha na democracia.
O parlamentar fez questão de salientar que “o debate entre base, oposição e independência é extremamente importante para todo e qualquer parlamento.” Ele ressaltou ainda a necessidade de reconhecer quando as atitudes cobradas são tomadas, referindo-se à recente defesa da independência da Aleac.
“Na semana passada, defendemos aqui na tribuna a independência da Assembleia Legislativa”, afirmou o deputado, lembrando as falas de outros colegas parlamentares, como o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) e a deputada Michelle Melo (PDT) que também se posicionaram nesse sentido.
O emedebista também parabenizou a mesa diretora pela decisão de exonerar o tio do governador, uma medida que ele considera “extremamente importante para garantir, acima de tudo, a independência desta Casa”. O deputado destacou ainda a importância de manter um ambiente democrático conforme previsto na Constituição.
O discurso do deputado foi motivado pela observação de uma declaração do governador Gladson Cameli (Progressistas), que afirmou não ceder à pressão de um deputado da base por ter abordado um assunto delicado: ‘a nomeação interina do delegado Marcos Frank, para o cargo de diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen)’. O mesmo assumiu o lugar de Alexandre Nascimento, que foi exonerado pelo governo do Estado na passada após o episódio de assédio moral contra policiais penais. Jarude ressaltou que o deputado Arlenilson Cunha (PL), pediu apenas o cumprimento da Lei Orgânica do Iapen e que a resposta do governo foi firme.
Diante desses acontecimentos, o deputado Emerson Jarude reiterou seu compromisso com a independência parlamentar e com a defesa dos interesses da população acreana, concluindo seu discurso com a esperança de que o ambiente democrático na Aleac seja preservado.