..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Emerson Jarude destaca importância da independência parlamentar durante sessão na Aleac

Emerson Jarude destaca importância da independência parlamentar durante sessão na Aleac

Em pronunciamento na sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) desta quarta-feira, 4 de junho, o deputado Emerson Jarude, representante do MDB, enfatizou a relevância do debate sobre independência parlamentar, destacando o papel crucial que esse princípio desempenha na democracia.

O parlamentar fez questão de salientar que “o debate entre base, oposição e independência é extremamente importante para todo e qualquer parlamento.” Ele ressaltou ainda a necessidade de reconhecer quando as atitudes cobradas são tomadas, referindo-se à recente defesa da independência da Aleac.

“Na semana passada, defendemos aqui na tribuna a independência da Assembleia Legislativa”, afirmou o deputado, lembrando as falas de outros colegas parlamentares, como o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) e a deputada Michelle Melo (PDT) que também se posicionaram nesse sentido.

O emedebista também parabenizou a mesa diretora pela decisão de exonerar o tio do governador, uma medida que ele considera “extremamente importante para garantir, acima de tudo, a independência desta Casa”. O deputado destacou ainda a importância de manter um ambiente democrático conforme previsto na Constituição.

O discurso do deputado foi motivado pela observação de uma declaração do governador Gladson Cameli (Progressistas), que afirmou não ceder à pressão de um deputado da base por ter abordado um assunto delicado: ‘a nomeação interina do delegado Marcos Frank, para o cargo de diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen)’. O mesmo assumiu o lugar de Alexandre Nascimento, que foi exonerado pelo governo do Estado na passada após o episódio de assédio moral contra policiais penais. Jarude ressaltou que o deputado Arlenilson Cunha (PL), pediu apenas o cumprimento da Lei Orgânica do Iapen e que a resposta do governo foi firme.

Diante desses acontecimentos, o deputado Emerson Jarude reiterou seu compromisso com a independência parlamentar e com a defesa dos interesses da população acreana, concluindo seu discurso com a esperança de que o ambiente democrático na Aleac seja preservado.