Na sessão realizada nesta quarta-feira (27) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (MDB) fez pronunciamentos abordando a delicada situação financeira do estado. O parlamentar expressou preocupações com os sinais de crise que, segundo ele, estão afetando o futuro das próximas gerações.
O parlamentar destacou a falta de merenda escolar como uma das preocupações principais. Segundo ele, a escassez de proteína, incluindo carne, frango e peixe, tem afetado a alimentação das escolas.
“Recebi informações de que os fornecedores das proteínas não foram pagos nos últimos dois meses e por isso, estou apresentando hoje um requerimento pedindo explicações ao Secretário de Educação sobre essa situação. Quero saber quem são os fornecedores, quando serão pagos e quando essa questão será resolvida”, disse.
O emedebista levantou ainda dúvidas sobre a falta de recursos como causa para essa situação, mencionando que no ano anterior o estado arrecadou quase 3 bilhões de reais, mas até o momento, apenas 218 milhões foram suplementados. Além disso, comparou os repasses do ano passado, que somaram mais de 150 milhões de reais no mesmo período. “E volto a falar aqui, será que realmente é falta de dinheiro? O estado precisa ser claro ao invés de querer maquiar a todo custo a realidade que estamos vivendo”, complementou.
Outra preocupação abordada pelo deputado foi a situação de servidores públicos que não residem no estado, mas continuam a receber seus salários. Jarude mencionou que alguns desses servidores estão localizados em praias litorâneas e em Brasília. Ele também apresentou um requerimento buscando esclarecimentos sobre esse assunto.