Um ano depois de ter assumido a prefeitura de Rio Branco, Tião Bocalom cumpriu totalmente uma das 49 promessas feitas durante campanha eleitoral, em 2020, o que corresponde a 2% do total. Além disso, o prefeito também cumpriu parcialmente três promessas, o equivalente a 6% de todo o projeto.
Com mais três anos de mandato pela frente, Bocalom ainda precisa entregar 48 promessas que o fizeram ganhar o pleito com 62,93% de votos.
É o que aponta o levantamento exclusivo do g1, que monitora o que pode ser cobrado e medido do que foi prometido pelo prefeito da capital, tanto no programa registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto em entrevistas e debates com a participação do político.
Ao visitar a página especial, é possível verificar todas as 49 promessas de Bocalom e conferir o status de cada uma delas até 31 de dezembro de 2021, um ano após o início da sua primeira gestão. Também é possível visualizar a explicação sobre cada uma das atualizações, com base nas respostas das secretarias municipais e no que foi apurado pela equipe de reportagem do portal.
Áreas com mais promessas
Das 49 promessas feitas por Bocalom, 15 são na área de Educação e Cultura e nenhuma delas foi cumprida, nem parcialmente.
A maioria das promessas nessa área é sobre criar escolas, aumentar vagas em creche e também criar uma disciplina de empreendedorismo no ensino básico da capital.
Em ambos os casos, os gastos devido à pandemia da Covid-19 e a falta de dinheiro são os entraves para as promessas não terem saído do papel, de acordo com a prefeitura. A gestão também alega que ainda está montando o plano para os próximos anos já que neste primeiro mandato trabalhou ainda com o orçamento definido pela antiga gestão.