Sentença determina a posse imediata do diretório alinhado ao senador Alan Rick. Partido deverá se coligar com o Republicanos do deputado Roberto Duarte
O senador Alan Rick, na condição de presidente estadual do União Brasil (UB), ganhou o primeiro roud de uma contenda judicial que se arrastava desde o ano passado contra o médico Fábio Rueda, primeiro suplente de deputado federal e presidente do diretório municipal da sigla em Rio e Branco e que pretendia estender seus braços para outros diretórios municipais. Na contenda com o senador, Rueda impetrou mandado de segurança na Vara Única da Justiça em Manuel Urbano, buscando a recondução do diretório municipal do Partido com militantes ligados a ele e destituído por Alan Rick.
Em decisão do juiz Zacarias Laureano de Souza Neto, de Manuel Urbano, o diretório constituído por Rueda está desfeito e passou a valer os argumentos apresentados por Alan Rick, segundo os quais o diretório municipal havia sido constituído de forma irregular, ferindo os estatutos do Partido e da própria legislação eleitoral, em relação a prazos para a realização de convenção. Uma das irregularidades apontadas é que Rueda convocou eleição do diretório para ocorrer num processo de 15 dias, e acabou sendo realizada menos de 24 depois da convocação, o que fere a legislação.
“Todos esses elementos, entretanto, não fornecem base sólida para a segurança pleiteada, especialmente considerando a via estreita da presente ação constitucional. Ademais, o confronto de tais elementos apresentados pela parte impetrante coma aqueles apresentados na resposta da parte impetrado, acaba por gerar dúvida neste juízo”, escreveu o juiz na sentença ao comentar as provas apresentadas por Rueda e as contestações dos advogados de Alan Rick. À decisão do juiz de Manuel Urbano ainda cabe recurso.
Procurada, a assessoria de Rueda não retornou aos contatos da reportagem. Já o senador Alan Rick, por meio da assessoria, disse que não comentaria a decisão porque, segundo ele, neste momento, está mais preocupado em formar alianças e preparar as convenções municiais onde o União Brasil vai buscar a eleição de prefeitos e vereadores filiados à sigla ou aliados apoiados pela legenda.