Em entrevista a uma live na página do governo do Estado no Instagram, no último sábado, 5, na Expoacre 2023, o presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), José Bestene, fez uma breve avaliação das ações desenvolvidas pela autarquia este ano, destacando a otimização do sistema de captação e distribuição de água em todos os municípios.
Neste sentido, o Saneacre tem buscado investir em novas redes de água e esgoto, equipamentos novos como bombas de sucção, além de melhorar toda a parte de infraestrutura e revitalização das unidades do interior, garantindo locais de trabalho adequados, permitindo comodidade aos servidores e um melhor serviço prestado à população.
Bestene informou que tem acompanhado a diretoria técnica do Saneacre em missões de reconhecimento de todas as unidades municipais, onde funcionários e consumidores são ouvidos sobre os problemas locais. Bestene citou como exemplo ações do Saneacre em Bujari a fim de se antecipar a uma possível repetição da estiagem histórica do ano passado que secou o açude de captação de água bruta. “Temos que nos antever aos problemas. Em Bujari já ampliamos em 30% a capacidade do açude e, se mesmo assim não suportar, já temos uma logística para substituir a fonte de abastecimento e os meios de distribuição”, explicou o gestor.
Ele lembrou, porém, que um dos maiores gargalos que impede a otimização dos serviços é a inadimplência. “Em razão disso, iniciamos uma campanha de conscientização e negociação com os consumidores inadimplentes com parcelamento de dívidas em até 48 vezes ou pagamento à vista sem juros, multas e outros encargos. O dinheiro arrecadado será investido na aquisição de novos equipamentos, ampliação e extensão de rede, além da reforma, revitalização e ampliação das unidades no interior”, comentou o chefe da pasta.
Ele falou ainda do desperdício de água que será eliminado com a automação do sistema de distribuição, um projeto já em execução. Por outro lado, Bestene lembra que Rio Branco terá 40% da cidade atendida pela rede de esgotamento sanitário após a inauguração da ETE Redenção, na estrada do Quixadá. Um índice que deverá crescer significativamente com a construção da ETC Cidade do Povo, outra meta da gestão Gladson Cameli, que já está sendo projetada.
“Sem dúvida o governador está determinado a ampliar o acesso aos serviços de água tratada e ao esgotamento sanitário de forma universal, alcançando todas as camadas da população. Esta é uma tarefa bastante nobre que visa atender as diretrizes do Marco Legal do saneamento básico, a falada universalização dos serviços”, explicou o presidente da autarquia.
Bestene também concedeu entrevista à Rádio Difusora Acreana e falou dos investimentos feitos pela autarquia em todo os 22 municípios na área de saneamento básico.