..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Em Brasília, governo do Acre acompanha apresentação de mais uma etapa do Novo PAC

Em Brasília, governo do Acre acompanha apresentação de mais uma etapa do Novo PAC

Cumprindo agenda oficial em Brasília, a vice-governadora do Acre, Mailza, participou da cerimônia de lançamento nacional dos editais de seleção de projetos prioritários para municípios e estados no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nesta quarta-feira, 27, no Palácio do Planalto.

Em sua apresentação, o ministro da Casa Civil, Rui Costa garantiu o investimento de R$ 136 bilhões, divididos em duas etapas. Os esforços estarão concentrados em cinco áreas abertas para as seleções: cidades sustentáveis e resilientes, saúde, infraestrutura social inclusiva, água para todos, educação, ciência e tecnologia.

“Essa etapa é importante para reconstruir o pacto federativo, respeitando todos os governadores do Brasil, ouvindo e dialogando com cada um sobre todas as obras prioritárias, como já estamos fazendo desde o lançamento do programa. Os municípios também estão sendo contemplados, incorporando todas as obras que estavam paradas ou em andamento lento”, destacou o ministro.

pac 001Vice-governadora do Acre, Mailza Assis, e o vice-governador de Roraima, Edilson Damião, representando a Região Norte no evento. Foto: Paula Amanda/Secom

No Acre, a restauração e manutenção da BR 364 e construção da nova Maternidade, encabeçam a lista de obras prioritárias. Além da implantação do Hospital e Urgência e Emergência Pediátrica, a construção da ponte de Rodrigues Alves e as infovias do interior.

“Olhando para as necessidades da população, seguindo a orientação do governador Gladson Cameli, as obras prioritárias para compor o PAC no Acre, foram escolhidas. Temos muita urgência em nosso projetos e certamente estaremos trabalhando junto ao governo federal para garantir que o recurso seja aplicado e a população receba o resultado”, explicou a vice-governadora Mailza Assis.

As inscrições para seleção dos projetos na plataforma começam dia 9 de outubro e encerram dia 10 de novembro. Segundo Rui Costa, o governo federal vai considerar as necessidades de cada região, desde que obedeçam os critérios de forma transparente visando atender aqueles que mais precisam.

O presidente Lula destacou a necessidade de União, estados e municípios estarem juntos, de forma coordenada e suprapartidária. “O que a gente quer é criar condições para que o trabalho das pessoas seja dignificado. Programas como o PAC nos ajudando a reduzir as desigualdades sociais, econômicas, enfim, toda desigualdade. O PAC gera emprego, renda, aquece o comércio. Essas obras vão ajudar as comunidades, e a população vai ganhar mais infraestrutura e qualidade de vida”, afirmo o presidente.