Nove urnas eletrônicas foram substituídas ao longo do pleito no Acre, sendo quatro em Rio Branco. Ao todo, 78 ocorrências foram geradas e 38 atendidas
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Júnior Alberto, considerou tranquilas as Eleições 2024 neste domingo (6). Após a votação, representantes das forças de segurança e do TRE-AC repassaram para a imprensa dados de ocorrências e informações gerais da votação.
“Foi muito tranquila, pelo número de ocorrências, superou as expectativas enquanto a tranquilidade. Por conta de algumas situações que tivemos em Feijó, em Sena Madureira, Senador Guiomard, pudesse ter muitos problemas, mas foi totalmente tranquilo. As forças de segurança agiram com antecedência fazendo operações, ficaram nas ruas, o Exército, as polícias Civil, Militar e Federal”, destacou o desembargador.
As Eleições 2024 geraram pelo menos 78 ocorrências até o final votação no estado. Destas, 38 foram atendidas, entre eles
- Boca de urna
- Compra de voto
- 16 prisões pela PF
- 13 investigações policiais de caráter eleitoral
Umas das ocorrências envolveu um mesário que foi flagrado fazendo boca de urna na cidade de Santa Rosa do Purus, interior do Acre.
“Essa semana ainda tivemos notícias de uma carreata no interior, que havia um candidato ter evitado de um atentado, a Polícia Federal foi acionada, rapidamente entrou em cena com presença ostensiva. As polícias Militar e Civil também reforçaram a segurança. Os municípios onde a Polícia Federal não pôde estar por conta de efetivos, a Polícia Civil que assumiu a responsabilidade pela lavratura dos flagrantes e dos termos circunstanciados de ocorrência policial”, confirmou o desembargador.
As Eleições 2024 no Acre iniciaram às 6h deste domingo (6) e terminaram às 15h. Mais de 612 mil acreanos estavan aptos a irem às urnas nas 22 cidades do estado. Em Rio Branco, eram 271.518 aptos a votar.
Contudo, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Rio Branco mais de 65 mil eleitores deixaram de ir às urnas neste domingo. Essa foi a segunda maior abstenção desde 2020, quando 69,9 mil eleitores não votaram.
Além do presidente Júnior Alberto, participaram da coletiva a corregedora do TRE-AC, desembargadora Waldirene Cordeiro, coronel Atahualpa Ribera, diretor operacional da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC), Henzio Albuquerque, o delegado de Polícia Civil Nilton Boscaro, o superintendente da Polícia Federal (PF-AC), Carlos Sanches, e o comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Santos.
Houve ainda a substituição de nove urnas eletrônicas nas seguintes cidades:
- Duas em Sena Madureira
- Uma em Feijó
- Quatro em Rio Branco
- Uma em Tarauacá
- Uma em Xapuri
Ao todo, o TRE-AC utilizou 2.860 urnas eletrônicas no estado.
Santinhos na ruas
Um dos pontos abordados pelas autoridades foi a grande quantidade de santinhos, que trazem informações sobre os candidatos e suas propostas, espalhados pelas ruas da capital Rio Branco.
Os santinhos parecem ter sido espalhados de forma estratégica por toda a cidade, desde as áreas centrais até os bairros mais afastados. A corregedora do TRE-AC, desembargadora Waldirene Cordeiro disse que, apesar das dificuldades em encontrar quem jogou os papéis na rua, há o CNPJ dos partidos, o que pode ajudar o juiz de propaganda notificar os partidos.
“Sanção existe, se não detecta quem foi que lançou, mas o partido ou o candidato vai ter que se responsabilizar. É assim que tem ocorrido”, destacou.
Eleições 2024 no Acre
O Acre teve 64 candidatos ao cargo de prefeito e 2.156 ao de vereador. Segundo o levantamento, houve uma redução no número de candidatos em relação ao pleito de 2020.
Em Rio Branco, Tião Bocalom (PL) foi reeleito, neste domingo (6), prefeito para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, Bocalom teve 108.605 votos, o que corresponde a 54,82% dos votos válidos para a disputa, contra 68.884 votos de Marcus Alexandre (MDB) – 34,77%. Bocalom tem como vice Alysson Bestene (PP).
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), através de uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco, garantiu o transporte de mesários e colaboradores que atuarão nas Eleições Municipais de 2024 e de eleitores com circulação dos ônibus a partir das 3h na capital acreana.