Nesta segunda-feira, 8 de julho, durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) que discutiu as Diretrizes Orçamentárias para 2025, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), fez um discurso enfático sobre a importância de previsões orçamentárias realistas e a condução habilidosa dos debates pelo Presidente da Comissão de Orçamento, Deputado Tadeu Hassem (Republicanos).
O parlamentar destacou a competência de Tadeu Hassem, ressaltando que, apesar de ser novo na casa, ele “tem conduzido com muita sabedoria e habilidade política os debates da Comissão de Orçamento”. Segundo o Magalhães, o tema não é fácil de tratar, e embora as audiências públicas sejam mais tranquilas, nas reuniões fechadas “o bicho pega”.
O deputado também fez um pedido por mais realismo nas previsões de arrecadação, criticando o que chamou de “terrorismo da queda da arrecadação”. Ele defendeu que “não dá para a gente estabelecer um achismo” e que é necessário tratar os dados com responsabilidade, evitando subestimações que podem prejudicar a execução do orçamento.
Ainda durante seu discurso, Edvaldo Magalhães elogiou as conquistas alcançadas pelos diversos poderes nos últimos anos, mencionando o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e a própria Assembleia Legislativa. “Houve conquistas significativas, isso não podemos negar”, afirmou.
Ele ainda solicitou a apresentação de um quadro comparativo entre os orçamentos previstos e realizados de 2020 a 2023, tanto no geral quanto para os poderes específicos. “Esses números vão falar muito daquilo que a gente vem discutindo sobre subestimação de arrecadação”, explicou.
Edvaldo Magalhães concluiu destacando a necessidade de basear as discussões em dados concretos e não em especulações. Ele citou um exemplo recente onde previsões feitas pela Secretaria do Constitucional Regional não se concretizaram, enquanto suas próprias previsões se mostraram corretas. “Nós estamos apostando no real, e não mais na especulação”, finalizou.
A audiência pública que foi proposta pelo deputado Tadeu Hassem, contou com a presença de diversos secretários, dirigentes de instituições, equipes técnicas e dirigentes sindicais.