O mutirão oftalmológico promovido pelo deputado federal Eduardo Velloso encerra neste sábado (05) com um saldo mais que positivo: mais de 450 consultas realizadas e 80 procedimentos cirúrgicos para tratar pterígio, popularmente conhecida como “carne crescida”, uma condição ocular que, se não tratada, pode levar à cegueira. A ação, fruto de uma parceria com a deputada estadual Maria Antonia, o Hospital Oftalmológico Velloso, e o Instituto Progresso Amazônia (IPA), superou todas as expectativas e mostrou o poder transformador das ações de saúde quando chegam a quem mais precisa.
Na quinta-feira (03), logo no primeiro dia de atendimentos, mais de 200 pessoas foram consultadas. Na sexta (04), o número cresceu ainda mais: 250 atendimentos. E hoje, no encerramento, cerca de 50 pacientes passarão por cirurgia – alguns deles com mais de um procedimento necessário, totalizando cerca de 80 intervenções cirúrgicas.
“É emocionante ver a gratidão no rosto de cada pessoa atendida. Muitas esperavam há anos por uma consulta ou cirurgia. Isso aqui não é só saúde, é dignidade”, afirmou o deputado e médico oftalmologista Eduardo Velloso, que não só acompanhou pessoalmente os trabalhos, como também realizou dezenas de atendimentos.
Os atendimentos aconteceram na Igreja Quadrangular de Brasileia, que cedeu gentilmente seu espaço para a realização do mutirão. “Agradecemos imensamente à igreja e a todos os voluntários que se dedicaram para fazer esse sonho virar realidade”, destacou Velloso.
A deputada Maria Antonia, parceira na iniciativa, reforçou a importância da união entre políticos e sociedade civil. “Quando trabalhamos juntos, os resultados aparecem. E esse mutirão é a prova disso”, disse.
Pacientes como Regiane, Lucas e Maria José, não esconderam a alegria pelo mutirão. “Quero agradecer ao doutor Eduardo Velloso e a deputada Maria Antônia porque muitas pessoas não têm oportunidade de fazer um exame desse aqui no nosso município”, disse Regiane. Já Lucas destacou o bom atendimento que recebeu no mutirão. “Eu só tenho aqui a agradecer a todos pelo serviço que foi prestado aqui. Eu fui extremamente bem atendido, fui extremamente acolhido e vi nos profissionais aqui o empenho deles”, contou. Maria José, que mora no Km-13 da BR-317, também agradeceu ao deputado pela realização do mutirão. “Muitas pessoas que precisam fazer cirurgia, vão fazer. Outros estão fazendo um exame. Eu agradeço a eles por esse momento, por essa oportunidade que a gente está tendo hoje, porque não é qualquer pessoa que recebe essa oportunidade que nós estamos tendo hoje”, relatou.
Além dos números impressionantes, o mutirão deixou um legado de esperança e a certeza de que ações como essa precisam se repetir. “Esse é só o começo. Vamos levar saúde a cada canto do Acre”, prometeu Velloso.