..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Eduardo Ribeiro pede urgência em estudo ambiental para acesso terrestre entre Cruzeiro do Sul e Porto Walter

Eduardo Ribeiro pede urgência em estudo ambiental para acesso terrestre entre Cruzeiro do Sul e Porto Walter

Durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta sexta-feira (11), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) ressaltou a importância de ações rápidas para resolver os problemas de acesso terrestre entre Cruzeiro do Sul e Porto Walter. O parlamentar destacou a urgência de realizar o estudo ambiental necessário para viabilizar a construção da estrada, ressaltando que a situação na região é de calamidade pública.

Eduardo Ribeiro lembrou que já existe uma comissão criada pela Aleac para tratar dos problemas enfrentados por municípios de difícil acesso, como Porto Walter. “Eu vou propor, mais uma vez, uma reunião urgente, chamando o Deracre, o Imac, a Procuradoria do Estado, o Secretário de Fazenda e o Secretário de Planejamento”, sugeriu, enfatizando a necessidade de mobilizar todos os órgãos competentes para acelerar o processo.

O deputado destacou ainda que o montante necessário para a realização do estudo ambiental, em torno de R$ 200 mil, já está disponível na reserva de contingência do Estado. “Esse município está em estado de calamidade. Não é possível se resolver isso?”, questionou, apontando que é inaceitável adiar mais essa questão enquanto a população sofre com a falta de acesso a serviços essenciais.

Ele também reforçou que a dignidade da pessoa humana deve ser o princípio norteador das decisões sobre o acesso à região. “As pessoas estão passando necessidades lá. Estão passando fome. São crianças, são idosos, que não estão tendo acesso a medicamentos”, alertou, cobrando que a questão seja tratada com a devida prioridade.

Por fim, o deputado pediu que a reunião com os órgãos citados seja realizada o quanto antes, para que o estudo seja iniciado e a solução para o acesso entre Cruzeiro do Sul e Porto Walter possa avançar. “É estudo, vamos fazer esse estudo, mas vamos fazer com urgência”, concluiu.

A fala do parlamentar reforçou a necessidade de ação imediata para melhorar a situação de isolamento vivida pelos moradores de Porto Walter, especialmente em um momento de crise, em que a população enfrenta dificuldades severas de acesso a serviços básicos.