Durante sessão ordinária desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) o deputado Eduardo Ribeiro (PSDB) abordou temas relacionados à Segurança Pública e a Educação no Estado.
O parlamentar iniciou seu discurso parabenizando os policiais legislativos pelo seu dia, comemorado em 23 de junho. “Parabéns a todos vocês, que têm feito um trabalho fantástico em prol do poder legislativo. Contem sempre com o nosso apoio”, afirmou.
Eduardo Ribeiro também saudou os policiais civis presentes na galeria e destacou a necessidade urgente de convocação dos aprovados no concurso de oficial da PM. “O Estado já chamou 27, essas pessoas estão fazendo curso de formação em Minas Gerais. Leva três anos para concluir e existe um déficit de mais de 137 vagas para o curso de segundo e primeiro tenente, para repor o efetivo dos combatentes da Polícia Militar”, explicou.
O deputado sugeriu que o curso de formação dos novos oficiais seja realizado no Acre, ao invés de enviar os aprovados para Minas Gerais. “A minha sugestão aqui ao comando da Polícia Militar é que faça esse curso de formação aqui. Eu não vejo, a princípio, muita necessidade de enviar 27 oficiais para outro estado, quando talvez tenhamos as mesmas condições de fazer isso aqui mesmo”, argumentou.
Ele também enfatizou a importância de acelerar a convocação de mais candidatos aprovados. “Existe uma vacância, então teria como chamar mais 40 pessoas para começar a fazer esse curso de oficial da PM e, o quanto antes, possam estar integrando a carreira da Segurança Pública”, ressaltou.
Ribeiro também falou sobre a valorização dos servidores da Educação, parabenizando a Comissão de Educação da Aleac, presidida pelo deputado Gilberto Lira, por seu trabalho em prol desses trabalhadores. “Tivemos uma reunião agora há pouco, para tratarmos sobre a elevação dos servidores dessa área, aqueles 3% que são necessários para serem acrescidos aos proventos deles”, disse o deputado.
Eduardo finalizou seu discurso elogiando os parlamentares que participaram da reunião da Comissão e expressou esperança de que a questão seja resolvida rapidamente. “Meus parabéns aos parlamentares que participaram desse encontro, que é de extrema importância para a valorização do setor público de Educação”, concluiu.