..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Duarte pede intervenção federal na Segurança Pública do Acre “Não podemos mais viver amedrontados”

Com o objetivo de conter a violência no Estado, o deputado Roberto Duarte (MDB) apresentou na sessão desta quarta-feira (5) um ofício solicitando do governo do Estado a decretação de uma Intervenção Federal na Segurança Pública do Acre. O documento tem como argumento a falta de efetivo de policiais militares e civis, a crise no sistema prisional e as 47 mortes violentas registradas somente em janeiro deste ano.

De acordo com o parlamentar, o governador Gladson Cameli (MDB) precisa assumir que “não dá mais conta de combater a criminalidade”. “Peço o apoio dos deputados, preciso colher o maior número de assinaturas possível para encaminhar esse ofício ao governo do Estado. Entendemos que a segurança chegou num patamar que não temos mais condições de suportar. Nós precisamos de ajuda, precisamos trazer de volta à nossa população a sensação de segurança que já não temos há muitos anos”, disse.

Ainda segundo o deputado, o objetivo do ofício é recuperar a capacidade operativa dos órgãos de segurança. “Além disso, precisamos focar na redução dos índices de criminalidade atendendo ao pedido de comerciantes, chefes de instituições religiosas, população em geral”, complementou.

O emedebista falou ainda do déficit no efetivo das polícias do Estado. “Atualmente, temos na PM um déficit acima de 50%. O mesmo acontece com a Polícia Civil. Outro problema, são os mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça que contabilizam mais de 3 mil. Como podemos combater a criminalidade se não temos policiais suficientes para isso? Isso tem que mudar. As pessoas de bem estão presas em suas casas, em seus comércios, enquanto os bandidos estão soltos”, finalizou.