..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Dr. Jenilson Leite diz que no Senado vai lutar pelo Hospital Universitário da Ufac

Dr. Jenilson Leite diz que no Senado vai lutar pelo Hospital Universitário da Ufac

Previsto no Planejamento Estratégico 2014-2023, o Hospital Universitário da Ufac que constava no Plano Plurianual do Governo Federal (PPA) 2016-2019 é um sonho da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Acre, mas nunca saiu do papel.

Como médico, o candidato a senador da República, Dr. Jenilson Leite (PSB), sabe a importância para do projeto tanto para apoio às ações de ensino, pesquisa e extensão, mas também para ajudar a atender a demanda da saúde pública do Acre, promovendo um significativo impacto social e econômico.

Em entrevista ao jornalista Sorriso, da Rádio Avalanche, em Sena Madureira, o candidato afirmou que chegando ao Senado, vai lutar para levar este plano da reitoria e dos acadêmicos à frente. Dr. Jenilson inclusive já solicitou uma conversa com a reitora Guida Aquino para discutir a situação do projeto.

“A Universidade Federal do Acre tem o sonho de construir o Hospital Universitário, que possibilitaria uma ampliação da capacidade de diagnóstico enorme aqui no nosso estado. E esse é um assunto que eu estou discutindo e vou fazer uma visita à reitora para conversar com ela e saber o que de concreto esse hospital já tem, porque entendo que esse é um instrumento que vai aumentar nossa capacidade de dialogar com essas demandas reprimidas que temos no nosso estado”, afirmou o candidato ao Senado.

O Hospital Universitário da Ufac está projetado para ofertar 280 leitos comuns e 40 em unidades de terapia intensiva, serão 60 consultórios médicos e 11 salas para centro cirúrgico. Quando finalizado, a capacidade será de 245 mil consultas ambulatoriais por ano e nove mil cirurgias anuais. O espaço trabalhará atendimentos em regime ambulatorial; de internação, apoio ao diagnóstico e terapia, apoio técnico, desenvolvimento de recursos humanos e pesquisa, gestão e execução administrativa e apoio logístico. Urgência e emergência não serão contempladas. O investimento total para construir e equipar o espaço é de R$252 milhões. A primeira etapa, que se refere à entrega do projeto de engenharia e arquitetura, está prevista para o início do segundo semestre.