..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Desenvolvimento Econômico é tema do 5º encontro virtual com a pré-candidata Socorro Neri

Na noite de quinta-feira, 3, a equipe que elabora o Plano de Governo da pré-candidata à reeleição, Socorro Neri, esteve reunida, em plenária virtual, com especialistas da área de desenvolvimento econômico.

O engenheiro agrônomo, Eduardo Borges “Cazuza”, membro do CONSEA, foi o mediador do encontro e abriu o evento, que contou com 90 pessoas, no momento de maior audiência.

A prefeita Socorro Neri agradeceu a presença de todos neste diálogo e reforçou a importância das contribuições recebidas até o momento. “Hoje é nosso quinto encontro e temos recebido sugestões muito ricas, que poderão contribuir na construção de uma cidade justa e inclusiva”.

Na quinta etapa dos debates, os participantes trataram sobre economia solidária, inovação, turismo e produção agrícola.

Silvio Simione, Doutor em Geografia, ao tratar sobre a Agricultura Familiar, observou a necessidade do apoio do Poder Público ao homem do campo. “Recomendo que o poder público seja o mecanismo que vai encurtar o caminho entre o produtor e o consumidor, fortalecendo seu trabalho”.

O potencial econômico para crescimento de Rio Branco, no setor agrícola, também foi observado pelo engenheiro agrônomo e doutor e fitotecnia, Romeu Neto. “Agricultura envolve tudo, economia, psicológico. É tão dinâmica que pode envolver todos estes setores debatidos nesta reunião”.

Filho de agricultores, o também engenheiro agrônomo e doutor em fitopatologia, Josimar Ferreira, observou que a educação transformou sua vida e, justamente com este foco, sugeriu uma maior atenção às crianças que moram na zona rural, quanto à Educação. “Eles se deslocam para a cidade e não querem mais retornar. Pensar em plano de governo, é pensar em resgate; resgatar os jovens que saem da terra dos seus pais, vão para a cidade e não retornam”. 

O encontro virtual contou ainda com a colaboração do Diretor da Central de Cooperativas da Economia Solidária, Carlos Taborga, que destacou o alcance social das feirinhas realizadas em Rio Branco. “85% das pessoas que participam da economia solidária em nossa cidade são mulheres, arrimo de família e a única fonte de renda delas é a feirinha da Prefeitura”.

Aldemar Maciel, do SEBRAE, em sua fala, observou que a pandemia fortaleceu a tecnologia e mudou dinâmica de mercado, forçando todos a trabalhar com estratégias que incentivaram a economia solidária. “Este é o momento propício para a criação de laboratórios de negócios, com parcerias que qualifiquem e incentivem os empreendedores”. 

Em complemento, o professor Anderson Fernandes, especialista em Redes de Computadores, sugeriu à candidata à Prefeitura, Socorro Neri, incluir em seu plano de governo o investimento em infraestrutura tecnológica e a contratação de pessoas aptas a utilizá-las. “É louvável estreitar relação com instituições, onde há alunos com vontade de aprender e executar a prática”.

Na sexta-feira, 04, será o momento de debater Planejamento Urbano e Cidade Inteligente. As plenárias acontecem sempre pela plataforma Zoom.