Sargento reformado da Polícia Militar do Acre, onde ingressou no início deste século, o deputado Cadmiel Bomfim foi contemplado com uma das maiores honrarias da corporação, a Medalha de Mérito Coronel Fontenele, concedida àqueles que contribuem com o fortalecimento da instituição. A medalha foi entregue na tarde da última sexta-feira, 29, na solenidade de conclusão do Curso de Formação de Soldados 2021/2022. O evento reuniu o governador Gladson Cameli e toda a cúpula da Segurança Pública do Estado e representantes do Governo do Estado.
Sargento Cadmiel fez um breve pronunciamento, lembrando que é representante da categoria na Aleac, onde tem feito todo esforço para dar encaminhamento às demandas da PM. “Nosso objetivo é manter uma PM forte e de autoestima elevada para podermos enfrentar o crime que assola nossa sociedade. É isso que a sociedade espera de você. Por onde você andar, honre a nossa Polícia Militar, considerada a mais honesta do Brasil”, exortou Sargento Cadmiel.
O parlamentar lembrou que os soldados recém formados são todos do cadastro de reservas e cuja convocação demandou toda uma mobilização nos últimos dias do prazo legal. No último minuto ainda restaram 15 integrantes do quadro de Saúde da PM e acabaram sendo absorvidos graças a uma intensa articulação com o procurador Marcos Motta, da PGE e o coronel Ricardo, da Seplag. “Devemos muita gratidão a estes dois e ao coronel Paulo, comandante geral da PM e, principalmente, à sensibilidade do governador Gladson Cameli”, destacou o parlamentar.
A medalha
Sargento Cadmiel também comentou sobre sua emoção ao ver o desfile e a formação dos novos soldados, da mesma forma como ele participou há 22 anos quando concluiu o curso, uma tradição que se renova desde a fundação da Polícia Militar do Acre há 106 anos. O próprio coronel Fontenele, que empresta nome à medalha de mérito, participou desta solenidade há exatamente 100 anos, em 1922, quando assentou praça na corporação. Nascido no Ceará, Manuel Fontenele de Castro, passou por todos as graduações da PM até fazer curso para oficiais e chegar a tenente coronel em 1945. Foi comandante da PM, comandante da Guarda Territorial, prefeito de Rio Branco e governador do Estado entre 1958 e 1961.