Deputado Pablo Bregense (PSD) disse que tinha bebido durante um almoço de família pela parte da manhã e abordagem ocorreu à tarde. Suspensão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (14)
O deputado estadual Pablo Bregense, líder do PSD no Acre, teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por um ano por dirigir embriagado. A suspensão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (14).
A listagem traz o nome de outros 107 condutores que tiveram o direito suspenso por:
- Dirigir sob a influência de álcool
- Utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa
- Conduzir motocicleta com passageiro sem capacete
- Dirigir ameaçando os pedestres que atravessam a via pública ou os demais veículos
- Outros.
Em nota, o deputado afirmou que a atuação ocorreu há cinco após um brinde em um almoço de família. O parlamentar destacou que tinha bebido pela parte da manhã e foi flagrado pelas equipes de trânsito dirigindo à tarde.
“Pensei que não teria mais nenhum sinal de álcool. Também não tinha conhecimento desse trâmite no Detran, mas vou procurar regularizar essa questão”, afirmou.
O que prevê o CTB
De acordo com o art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob influência de álcool (ou de outras substâncias com efeito psicoativo) é uma infração gravíssima. As penalidades são bastante rígidas e incluem a multa e a suspensão do direito de dirigir.
A multa por embriaguez tem um dos valores mais altos do CTB, mas, na prática, esse não será o maior problema do condutor penalizado: ele também poderá ter a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.
Além da suspensão da CNH, o condutor, tendo cumprido o prazo de suspensão, deverá passar pelo Curso de Reciclagem para reaver o seu documento.
Todas essas penalidades, como a multa e a suspensão da CNH, devem ser, sim, preocupações para os condutores.
No entanto, entender que dirigir sob influência de álcool coloca em risco a sua segurança e a das demais pessoas que trafegam nas vias é essencial.