O deputado estadual Antônio Pedro (DEM) destacou na sessão virtual de terça-feira, 16, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a conversa com a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, e o chefe da Casa Civil Rômulo Grandidier. Na Paula, a possibilidade da realização do tratamento de hemodiálise na região do Alto Acre.
O deputado pontua a dificuldade que muitos pacientes dos municípios de Epitaciolândia, Brasileia, Xapuri e Assis Brasil possuem para se descolar até a Capital para fazer o tratamento. “Essas pessoas se deslocam até três vezes na semana para fazer o procedimento. É incomodo e cansativo. Nesse sentido foi que pedi a secretária Paula Mariano que viabilizasse o tratamento aqui no Alto Acre”, disse o parlamentar ao reforçar que o governo do Estado poderia firmar um convênio com a Clínica do Rim, que fica em Brasileia.
“Em Brasileia foi implantada a Clínica do Rim. O ideal seria que o governo firmasse uma parceria com essa clínica particular, facilitando a vida das pessoas que vivem ali e dependem desse tratamento. Recebi a informação da secretária de que a pasta está agilizando a questão. Peço um pouco mais de celeridade porque os pacientes tem sofrido com esse deslocamento”, falou Antônio Pedro.
O democrata apresentou ainda uma indicação solicitando a contratação de anestesistas para atuarem na Fundação Hospitalar do Estado. O parlamentar alega que isso vai ajudar a diminuir as filas por espera para a realização de cirurgias.
“Apresentei a Indicação para que seja encaminhada a Sesacre, solicitando a contratação de médicos anestesistas, tendo em vista que a Fundhacre tem carência desses profissionais. Há um projeto para se fazer um itinerante de cirurgias no Alto Acre, muitas pessoas estão esperando por uma cirurgia e a falta de anestesista aumenta a demora para a realização. Tenho certeza que o governador vai atender essa indicação”, finalizou.