O encontro, a ser realizado nos dias 21 e 22 de junho, oportunizará momento de identificação de cooperação regional para a boa gestão dos recursos naturais, com foco na defesa de um futuro sustentável para a conservação das florestas tropicais, dos oceanos e da vida selvagem
Nos dias 21 e 22 de junho, a deputada federal e vice-presidente do Parlamento Amazônico (PARLAMAZ), Socorro Neri (PP-AC), vai à Assembleia Nacional da França, em Paris, com líderes da América Latina, África, Europa e Ásia, para discutir a implementação de projetos de conservação que podem proteger a vida selvagem e a biodiversidade, proteger e restaurar habitats e gerar oportunidades econômicas e benefícios sociais em algumas regiões mais vulneráveis do mundo.
De acordo com a Deputada, que se destaca pela sua atuação nas pautas de meio ambiente no parlamento brasileiro, o encontro vai proporcionar um debate diversificado que pode resultar na boa gestão dos recursos naturais e em um futuro sustentável para o mundo.
“A reunião de líderes de diversas partes do planeta contribui para promover maiores oportunidades de cooperação técnica e comercial entre os países da bacia amazônica na produção e comercialização de produtos agroflorestais, pesqueiros e outros produtos florestais não madeireiros produzidos de forma sustentável e que preservam as florestas”, afirma.
O objetivo do evento, organizado pela International Conservation Caucus Foundation (ICCF)*, é viabilizar o diálogo e promover a colaboração internacional entre o parlamento francês e membros dos países participantes sob diferentes perspectivas. Para que isso ocorra, durante o encontro serão realizados vários momentos de diálogos coordenados pelo ICCF, e um workshop intitulado “Conservação Internacional e a Crise Global: O Papel dos Legislativos em um Novo Pacto de Financiamento Global”, com a participação de parlamentares, líderes governamentais, corporativos e de ONGs globais.
Preservação do meio ambiente e defesa da Amazônia no Congresso Nacional
A deputada Socorro Neri, que participa como membros da rede ICCF e vice-presidente do Parlamento Amazônico (PARLAMAZ), acredita que para discutir o avanço social e econômico do país é necessário olhar para a questão ambiental. Por isso, a parlamentar reforça seu compromisso na luta pela defesa dos interesses da Amazônia e do desenvolvimento sustentável.
“Buscarei me aliar a todos aqueles que compreendem a importância de defender o desenvolvimento da nossa Amazônia, do Brasil e, consequentemente do estado do Acre, articulado evidentemente aos interesses do planeta, com justiça climática e desenvolvimento para todos e todas”, garante.
(*) O Grupo ICCF apoia 21 caucuses multipartidários ativos e engajados em legislaturas nos Estados Unidos, África, Ásia, Europa e América Latina. Cada grupo recebe o apoio de um secretariado do ICCF para convocar redes de partes interessadas multissetoriais e fornecer conhecimentos relevantes para apoiar ações políticas sólidas e impactantes.