Em pronunciamento na sessão on-line desta terça-feira (1), o deputado Daniel Zen (PT) falou sobre as Leis Orçamentárias Anuais da União e do Estado do Acre que, segundo ele, já se encontram nas Casas Legislativas para serem apreciadas. O parlamentar criticou ainda, o relator do Orçamento Geral da União, senador Márcio Bittar (MDB).
“Fazendo a leitura da proposta do governo federal observei que o cálculo do salário mínimo, por exemplo, não traz mais uma vez nenhum ganho real. Cresce, mas sem o ganho. Apenas com a reposição inflacionária”, disse.
O deputado criticou o posicionamento do senador acreano Márcio Bittar, relator da proposta do governo federal. “Assegurar a reposição e um pouco de ganho real representa muito para quem tem menos. Agora, Márcio Bittar está igual àquela música do Cazuza que diz: “Cujas ideias não correspondem aos fatos”. Digo isso porque o senador assumiu a relatoria da proposta e parece compactuar com essa medida de tirar de quem tem menos”, enfatizou.
O oposicionista também comentou acerca dos projetos Renda Brasil e Casa Verde Amarela, propostos pelo governo e cujos recursos ficaram de fora do orçamento da União. “Esses anúncios são só para enganar o eleitor? Esses programas vão ser executados com que dinheiro? Não bastam ser cópias do nosso governo? ” questionou.
Daniel Zen alertou ainda que a proposta orçamentária tem cortes profundos na educação e saúde. “Isso é vergonhoso demais”, finalizou.