..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Crise na Educação: Deputada Michelle Melo critica condições precárias nas escolas

Crise na Educação: Deputada Michelle Melo critica condições precárias nas escolas

Na sessão desta quarta-feira, 19 de junho, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Michelle Melo, do PDT, trouxe à tona uma série de problemas alarmantes enfrentados pela educação no estado. Em seu discurso, a parlamentar destacou a desvalorização dos servidores da educação e as condições inadequadas das infraestruturas escolares, exigindo ações imediatas do governo para resolver essas questões.

O ponto central do discurso da parlamentar foi o protesto realizado por servidores da educação em frente ao Palácio, onde manifestaram sua indignação contra os retrocessos salariais decorrentes da recente revisão das tabelas. Michelle Melo enfatizou que um anteprojeto já foi enviado ao Executivo, solicitando a restauração das tabelas salariais e destacando que nenhum trabalhador deveria enfrentar uma perda salarial significativa ao final de sua carreira.

Além das questões salariais, a deputada criticou severamente a gestão da educação no Acre, apontando para a lentidão na valorização dos servidores e na adequação das infraestruturas escolares. Durante as fiscalizações nas escolas, ela testemunhou condições alarmantes na Escola Márcio Bestene, localizada na Cidade do Povo, onde segundo ela, vias de acesso não são asfaltadas e infraestruturas essenciais como banheiros e chuveiros estão em estado precário.

A pedetista também mencionou a situação crítica da Escola Montevidéu, no quilômetro 100 da Transacreana, onde os alunos estudam sem pisos adequados, enfrentando salas superaquecidas devido à falta de ventilação adequada.

“É inaceitável que em pleno século XXI, nossas escolas enfrentem essas condições deploráveis. As crianças e adolescentes acreanos têm o direito constitucional a uma educação de qualidade, e o governo tem o dever de proporcionar isso, onde está o secretário de Educação Aberson Carvalho que não faz nada para mudar essa realidade?”, questionou.

A necessidade urgente de um grupo de trabalho para visitar todas as escolas, especialmente as localizadas em áreas rurais e de difícil acesso, foi enfatizada pela parlamentar. “Fiz uma indicação pedindo uma ação imediata do governo para resolver os problemas estruturais e garantir um ambiente propício ao aprendizado para todos os estudantes do estado. Defendo aqui a parceria do governo do Estado e o Deracre para que juntos possam resolver esses problemas”, finalizou.