O deputado estadual Emerson Jarude (NOVO) participou, na tarde desta quarta-feira (13), do desafio Jovens que Fazem Diferente, no município de Acrelândia. O evento busca estimular o empreendedorismo dos jovens que estão saindo do ensino médio e se fixando no mercado de trabalho.
Realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre), por meio de emenda destinada pelo deputado Jarude, o principal objetivo é dar oportunidade aos jovens de aprimorarem suas habilidades em gestão empresarial, marketing, finanças e outras áreas relevantes para que possam gerir de forma eficaz os seus futuros negócios.
Em Acrelândia participaram estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Familiar Agrícola Jean Pierre Mingan, divididos em quatro grupos que desenvolveram projetos variados e apresentaram a um corpo técnico composto por empresários, políticos e técnicos da área de produção do município.
Os projetos que concorreram são em sua maioria empreendimentos em que os alunos já atuam junto com suas famílias e buscam expandir. Focados, eles precisaram inclusive andar mais de 3km, enfrentando chuva e muita lama porque o ramal estava intrafegável, para apresentá-los na competição.
“Eu quero parabenizar os alunos pelos projetos e quero dizer que vocês já estão encarando os desafios de empreender ao enfrentarem os problemas com internet, com energia, com o ramal, então essa é uma das realidades de quem empreende: ter que encarar os desafios para colher o sucesso lá na frente. Eu sempre defendi que o empreendedorismo deve ser incentivado porque essa é a alternativa que vai salvar a economia do nosso estado”, afirmou o deputado.
Durante o todo o projeto, os alunos receberam assessoria técnica e consultoria com empresários das áreas que abordaram para aprender na prática todo o processo de montagem dos negócios.
Além de Acrelândia, os municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul também foram contemplados com a parceria entre o deputado Emerson Jarude e a Federacre. “Hoje é um pontapé inicial em um projeto que eu espero que em breve chegue a todo o Acre”, completou Jarude.
O projeto vencedor, que levou um cheque de R$2,5 mil, foi o Fert Verde que tem como principal proposta a produção de fertilizante natural biodegradável. O prefeito inclusive já propôs isenção de impostos como incentivo fiscal aos negócios apresentados que progredirem e se instalarem no município.
“O Jovens que Fazem Diferente foi fundamental para que o jovem que hoje está saindo do ensino médio, como é o nosso caso, não precise trabalhar para ninguém, mas, sim, tenha a oportunidade de abrir a sua própria empresa e ser dono do próprio negócio”, afirmou Roberto Moraes, um dos idealizadores da FertVerd.
Mesmo não levando o prêmio em dinheiro, a jovem Kauane Soares afirmou que o que aprendeu vai ajudar a desenvolver melhor o empreendimento da família que produz colorau, o tempero à base de urucum.
“É um projeto de grande importância pra nós, porque quando a gente se aprimora, a possibilidade de expandir esse empreendimento e contribuir para a economia e geração de empregos é muito maior”, pontuou.
O superintendente da Federacre, Pedro Silva, agradeceu o apoio de Jarude, destacando que ele, enquanto ainda era vereador de Rio Branco, foi o primeiro parlamentar a destinar emenda para a federação e apostar no empreendedorismo como oportunidade para a sociedade.
“Esse projeto resulta de uma parceria longa com o Jarude desde 2020, quando ainda era vereador e nos procurou para saber como poderia nos ajudar, essa parceria deu certo e quando ele se tornou deputado essa parceria aumentou e hoje estamos aqui, com a emenda dele nos possibilitou chegar ainda mais longe, um dinheiro investido em conhecimento, em pessoas que hoje recebem capacitação técnica, consultoria e incentivo para empreender”, agradeceu Pedro.