..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Casados, idosos de 84 e 80 anos fazem questão de votar em Rio Branco: ‘sempre votamos’

Casados, idosos de 84 e 80 anos fazem questão de votar em Rio Branco: ‘sempre votamos’

‘Nunca deixei de votar nas eleições’. Votação no Acre começou às 6h até às 13h

A votação no Acre este ano começou às 6h e logo cedo muitos eleitores começaram a lotar as seções para poder votar. Mesmo não sendo mais obrigado a votar, Anacleto Souza de Oliveira, de 84 anos, que mora há mais de 70 anos perto da escola Armando Nogueira, em Rio Branco, fez questão de exercer sua cidadania. Pessoas com 70 anos ou mais não são obrigadas a votar.

Ele foi ao lado da mulher, Raimunda Rodrigues, de 80 anos, com quem é casado há mais de 6 décadas. Os dois foram levados pelo neto. “Contribui sim. Nunca deixei de votar, todos os anos eu venho. Que vote todo mundo. Espero que mude e volte o domínio, porque precisa melhorar.”

A mulher dele, Raimunda teve um pouco de dificuldade para votar, disse que ficou até um pouco nervosa porque eram muitos números, mas com auxílio do neto, que orientou sobre os números, ela conseguiu votar.

“ Meu neto me ajudou. Importante a pessoa votar, todos devem votar de certo. Muita coisa boa, porque não está prestando, está muito ruim”, disse.

idodos 002 webAnacleto votou no Armando Nogueira, em Rio Branco — Fotos: Iryá Rodrigues/g1

Quais documentos levar no dia da eleição?

No dia da eleição, é recomendado um documento oficial com foto. São válidos:

  • Carteira de identidade (RG)
  • Passaporte
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
  • Certificado de reservista
  • Carteira de trabalho
  • Carteira nacional de habilitação (CNH)
  • e-Título (título de eleitor em meio digital)
  • As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

O TRE recomenda ainda que os eleitores levem o título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral, mas não é obrigatório. Se preferir, é possível baixar o e-Título, disponível para baixar e na Google Play Store e Apple Store. O prazo para ele ser instalado e configurado só vai até o sábado (1)

No Acre, mais de 112 mil eleitores já possuem o aplicativo. Esse número corresponde a menos de 20% do total de 588.433 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano.

Posso votar sem o título?

Sim. O eleitor que souber o local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto. Para consultar o local de votação, acesse Título de eleitor.

Posso votar sem ter feito a biometria?

Pode. A suspensão de títulos por conta da não realização da biometria foi revertida por conta da pandemia de Covid-19. Além disso, para evitar contaminação e aglomeração, o TSE extinguiu a necessidade de biometria nestas eleições. Contudo, o órgão reforça que quem já estava com o título suspenso não pode votar.

É recomendada a consulta da situação eleitoral em Certidão de quitação eleitoral. Para quem já baixou o e-Título, a verificação é automática. Se seu título foi cancelado, você só pode regularizar a situação eleitoral depois das Eleições 2020, quando o cadastro eleitoral é reaberto.

Posso usar adesivo, camisa ou outros

É permitido aos eleitores o uso individual de bandeiras, broches, adesivos, dísticos e camisetas do seu partido ou candidato preferido. A regra, contudo, não vale para fiscais, mesários e outros funcionários do pleito. Porém, os fiscais dos partidos podem usar crachás que identifiquem os partidos ou coligações.

Posso levar celular ou câmera para a urna?

Não. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, que o eleitor deve entregar o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico antes de entrar na cabine de votação no dia da eleição. O objetivo da medida é garantir o sigilo do voto.