..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Bolsonaro vai ao Acre para seminário de Segurança Pública e filiação do prefeito Bocalom ao PL

Bolsonaro vai ao Acre para seminário de Segurança Pública e filiação do prefeito Bocalom ao PL

O ex-presidente também receberá o título de Cidadão Rio-branquense, aprovado por unanimidade pelos vereadores da capital do Acre. A ida ao Estado foi articulada pelo senador Márcio Bittar (União–AC) e conta com o apoio do deputado Coronel Ulysses

O ex-presidente Jair Bolsonaro desembarca no Acre nesta quinta-feira (21), onde participa de seminário sobre Segurança Pública e do ato de filiação do prefeito Tião Bocalom a seu partido, o PL. Bolsonaro chega ao Acre no dia de seu aniversário e, no aeroporto Presidente Médici, receberá o tradicional “Parabéns para você” de aliados e apoiadores. O ex-presidente ainda receberá o título de Cidadão Rio-branquense, aprovado por unanimidade pelos vereadores de Rio Branco. Bolsonaro vai ao Acre acompanhado da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, que também faz aniversário nesse final de semana (na sexta-feira, 22).

A entrada de Bocalom no PL foi uma articulação do senador Márcio Bittar (União–AC) dada a sua proximidade com o ex-presidente. Bittar ficou mais próximo de Bolsonaro, com quem mantém amizade pessoal, quando foi designado relator-geral do Orçamento Geral de 2021.

Bocalom foi eleito pelo PP, derrotando a hoje deputada federal Socorro Neri (que concorreu pelo PSB, com as bençãos do governador Gladson Cameli, que, mesmo sendo do mesmo partido do atual prefeito de Rio Branco, não o apoiou). Logo após eleita deputado, Neri foi guindada à Executiva Municipal do PP, e, de imediato, atuou para impedir que Bocalom disputasse a reeleição pelo PP, impondo a candidatura de Alysson Bestene, secretário de governo de Cameli, este, alvo inquérito e pedido de afastamento no STJ por conta da Operação Ptolomeu deflagrada pela Polícia Federal em dezembro de 2021.

Alijado no PP, Bocalom contou com o aval de Bittar para concorrer à reeleição. A convite de Bittar, o prefeito decidiu ir para o PL, cuja filiação ocorrerá nesta sexta-feira às 17 h na Praça da Revolução, em frente a Prefeitura de Rio Branco, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Aproveitando a estada de Bolsonaro no Acre, Bittar articulou, com apoio do gabinete do deputado Coronel Ulysses (União–AC), a realização do seminário “Segurança Pública: A construção da maldade no sistema de justiça criminal brasileiro”, que terá Bolsonaro e o jornalista e escritor Roberto Motta com palestrantes. O seminário será mediado por Bittar e Coronel Ulysses, principais aliados do ex-presidente no Estado. Motta é autor do livro “A construção da maldade: como ocorreu a destruição da segurança pública brasileira”.

Antes do seminário, Bolsonaro participa de uma sessão especial da Câmara de Vereadores de Rio Branco, na qual receberá o título de Cidadão Rio-branquense. A comenda foi aprovada por unanimidade dos vereadores da capital.

A convite de Bittar, Bolsonaro fará uma visita a Senador Guiomard, município localizado a 25 km da capital. O ex-presidente visitará um conjunto habitacional da cidade, construída com recursos de emendas de Bittar, quando Bolsonaro ainda era presidente.

O ex-presidente ainda participa na sexta-feira (22) da estreia do podcast do deputado Coronel Ulysses (União–AC). Continua previsto Bolsonaro tomar café da manhã no sábado (23) no Mercado de Rio Branco, um dos lugares mais movimentados da cidade.

Do Acre, Bolsonaro e Michelle embarcam no domingo (24) para o Rio de Janeiro.