Sessões presenciais ocorriam três vezes por semana e deve ficar apenas com duas durante a fase amarela. Os parlamentares ganham atualmente um salário de R$ 12.025,41
Depois de retomar os trabalhos presenciais, a Câmara de Vereadores de Rio Branco reduziu de três para duas sessões semanais. A mudança ocorreu após uma votação na casa na última terça-feira (10).
As sessões ocorriam às terças, quartas e quintas-feiras e agora, com a mudança, elas devem ocorrer apenas às terças e quintas, como ocorriam de forma on-line, durante o período mais crítico da pandemia. Os parlamentares ganham atualmente um salário de R$ 12.025,41.
As atividades presenciais na câmara foram retomadas no último dia 3 de agosto depois de nove meses com os trabalhos on-line.
O presidente do parlamento mirim, vereador N Lima, disse ao G1 que as sessões foram reduzidas depois da votação e deve permanecer nesse formato apenas enquanto a capital acreana estiver na bandeira amarela, que é de atenção, na avaliação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.
“Foi uma votação que teve porque estávamos apenas com duas no formato on-line e o plenário é soberano, então ficou terça e quinta. Mas, logo que a gente avançar para a fase verde, voltaremos a normalidade total”, explicou.
O presidente disse que não concorda com a mudança, porém afirmou que a vontade da maioria deve ser respeitada, conforme determina o regimento da casa.
“Traz sim [prejuízo], prejudica porque a gente tem que trabalhar todos os dias porque recebemos para isso, mas o plenário é soberano. Então, a gente acata”, concluiu.
Sessões presenciais
Depois do recesso parlamentar de 15 dias, a Câmara de Vereadores de Rio Branco voltou com os trabalhos legislativos no dia 3 de junho com as sessões presenciais que ficaram suspensas por nove meses.
A Câmara suspendeu as atividades presenciais em abril do ano passado, logo no início da pandemia, retomou com o presencial em outubro, após seis meses. Mas, em novembro, voltou a fazer as sessões de forma on-line.
Na galeria, só deve ficar um assessor de cada parlamentar e ainda não vai estar aberta ao público. As sessões continuam sendo exibidas de forma on-line.
Com a retomada das atividades a câmara inaugura o painel eletrônico de votação, que disponibiliza no site todos os projetos que forem apresentados e a votação em tempo real.