..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Após mais de 5 meses com sessões on-line, Câmara de Rio Branco planeja retomar atividades presenciais

Primeira sessão virtual da história da Casa ocorreu no dia 2 de abril por conta da pandemia. Câmara enviou documento ao Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 pedindo verificação da possibilidade de retorno

Após mais de cinco meses desde que adotou as sessões virtuais como medida para tentar frear o avanço dos casos de Covid-19 no Acre, a Câmara Municipal de Rio Branco planeja retomar as atividades presenciais.

O parlamento mirim informou que enviou um documento ao Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 na capital acreana para verificar a possibilidade de os vereadores retornarem com as sessões presenciais.

A ideia inicial é que seja permitida apenas a participação dos vereadores nas sessões e não seja liberada a entrada da população para evitar aglomerações.

A capital é a cidade com maior número de casos de Covid-19. Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do Acre dessa quarta-feira (23) dos 27.397 casos confirmados da doença no estado, 10.456 são em Rio Branco. Com relação às mortes pela doença, das 652 registradas em todo o estado, 405 foram de moradores da capital.

A primeira sessão on-line da história da Câmara Municipal de Rio Branco ocorreu no dia 2 de abril desse ano por conta da pandemia. Em votação, os vereadores aprovaram que as sessões passariam a ocorrer todas as terças, quartas e quintas, às 9h, de forma remota.

Em seguida, os parlamentares decidiram mudar o dia das sessões para somente as terças e quintas. Caso seja necessário a votação de alguma medida urgente, são realizadas sessões extraordinárias virtuais em qualquer dia da semana, inclusive aos finais de semana.

As sessões on-line estão sendo transmitidas na página oficial da Câmara no Youtube para que a população possa acompanhar. Até esta quinta-feira (24), a página do parlamento estava com 62 sessões on-line salvas.

Logo após a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 no estado, a Câmara da capital e a Assembleia Legislativa do Acre suspenderam as sessões solenes, audiências públicas e viagens dos servidores e parlamentares.

Inicialmente o parlamento mirim tinha anunciado o fechamento da galeria ao público para evitar aglomeração e mantido as sessões, porém com transmissão pela internet. Mas, após o registro de mais casos e a importância do isolamento social, resolveu tomar medidas mais restritas.