Jorge Viana diz que programa vai mirar no potencial extraordinário de geração de emprego e renda da castanha, café, açaí, guaraná, mandioca e do pescado da região mais rica do planeta
"O propósito é a gente ter um olhar diferenciado para a Amazônia, que é a região mais rica do planeta e tem um potencial extraordinário no crescimento das exportações e na geração de empregos, que vão impulsionar a bioeconomia com o comércio de produtos, hoje cobiçados pelo mundo todo". Foi o que disse na última quinta-feira, 23/11, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Jorge Viana, ao falar sobre o programa Exporta Mais Amazônia, que será lançado e discutido de 25 a 29 de novembro, na sede do Sebrae, em Rio Branco, capital do Acre.
De sábado até a próxima quarta-feira, segundo confirma o ex-governador e ex-senador pelo PT acreano. serão realizados painéis de debates com especialistas amazônicos, mesas executivas de exportação e rodadas de negócio entre produtores amazônicos e mais de 20 compradores de mais de 10 países, que estarão no Acre conhecendo as histórias e a importância econômica e social dos produtos compatíveis com a floresta, tais como castanha, café, açaí, guaraná, mandioca e pescados amazônicos.
Potencial extraordinário
"O propósito meu na Apex é sempre entender que o Brasil tem um extraordinário potencial ainda não explorado e com histórias muito interessantes e que atende os desejos hoje dos consumidores mundiais, que querem um novo padrão de produção e consumo. Nós vamos fazer esse programa Brasil Exporta Mais em todos os estados do Brasil. Esse ano ainda, vamos concluir em 14 estados e os outros 13 vamos ter lançamentos já a partir de janeiro de 2024", destaca Jorge Viana.
A cerimônia de lançamento do Exporta Mais Amazônia ocorrerá no sábado, às 9h, contando com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e do presidente da Apex Brasil, Jorge Viana. Também estarão presentes parlamentares e representantes de entidades parceiras.
A programação inclui painéis de alto nível com especialistas em economia amazônica e mercado internacional, como Salo Coslovsky (Amazônia 2030) e Rodrigo Mattos (Euromonitor International). Também haverá fala de empresas locais, que apresentarão suas experiências e seus interesses por mais exportações.