Em pronunciamento na sessão on-line desta quarta-feira (29) a deputada Antonia Sales (MDB) voltou a pedir ao governo do Estado, celeridade na reforma do Hospital de Mâncio Lima. Segundo a parlamentar, a unidade de saúde que até hoje não foi inaugurada pelo estado, encontra-se sem estrutura mínima para enfrentar casos de Coronavírus.
“Peço que o governo do Estado dê celeridade as obras daquele hospital. Com ele pronto e devidamente equipado, nós poderemos desafogar o Hospital do Juruá que atualmente se encontra com uma demanda grande, atendendo pessoas de outros municípios. Também peço celeridade nas obras do Hospital Dermatológico de Cruzeiro do Sul, outra obra que está atrasada. Uma unidade que poderia ser referência para o atendimento de pacientes com Covid-19”, disse.
A emedebista denunciou ainda que os funcionários do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) estão trabalhando de maneira precária. “Além da falta de EPis, os servidores estão trabalhando no calor. Tem funcionário levando o ventilador de casa para amenizar a situação”, complementou.
Antonia Sales também apresentou uma indicação solicitando da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) a implantação de UTIs completas com ventilador mecânico, treinamento dos funcionários para atendimento a pacientes com Covid-19 e destinação de máscaras N95 e testes rápidos aos municípios de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Jordão e demais municípios do Acre de difícil acesso.
“Aos municípios citados, só se têm acesso pelos rios e via aérea, tornando difícil a locomoção dos pacientes que apresentarem Covid-19 ao município de Cruzeiro do Sul que está como base para os pacientes da região. Todavia, Cruzeiro tem apenas 10 UTIs para atender todos os municípios vizinhos”, justificou a parlamentar.