O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) empossou na segunda-feira, 31, os membros da Seccional Acre (OAB/AC) que integram a composição do órgão nacional. A solenidade foi realizada na sede da OAB Nacional em Brasília com a presença dos demais conselheiros federais de outros estados, que exercerão os respectivos cargos durante o triênio que inicia em fevereiro de 2022 e encerra em janeiro de 2025. Raquel Eline, Helcinkia Albuquerque e Alessandro Callil são os representantes titulares do estado acreano no colegiado.
Além dos conselheiros acreanos, a delegação do Acre foi composta pela vice-presidente da OAB/AC, Socorro Rodrigues, o diretor-tesoureiro, Carlos Lamas, e as dirigentes da Caixa de Assistência dos Advogados do Acre (CAAAC) Laura Sousa, presidente, e Krishna Santos, diretora-tesoureira. Por questões de saúde, o presidente da instituição, Rodrigo Aiache, não pôde se fazer presente. Já a nova Diretoria do Conselho Federal, eleita na sessão, é composta por Rafael Horn, Sayury Otoni, Milena Gama, Leonardo Pio Campos e Beto Simonetti, presidente. Os membros tomaram posse nesta terça-feira, 1º de fevereiro.
Ao falar do quadro acreano, Aiache - que acompanhou a sessão de forma online - destacou que o estado é um verdadeiro celeiro de talentos e se destaca fortemente no campo jurídico nos últimos anos. “Nossos conselheiros e conselheiras federais representam os melhores sentimentos e a competência do profissional acreano. Tenho certeza de que todos representarão com extrema qualidade nosso estado com suas ideias e projetos, votando sempre a favor da advocacia e pleiteando direitos e garantias inerentes de nossa atividade profissional”, frisou.
Segundo o presidente da OAB/AC, a Ordem atuará de forma alinhada com os interesses da classe, principalmente na defesa das prerrogativas profissionais e da vida dos advogados e advogadas. “Tudo isso gerará impactos positivos em nossa Seccional que, embora ainda seja pequena em números, é gigante em talentos. Agora, com a posse, é possível aplicar a definição mais absoluta de trabalho duro e dedicação. Nossos conselheiros e conselheiras federais têm muita disposição para essa missão”.
A vice-presidente da OAB/AC explicou que a principal função do Conselho Federal da OAB é representar as Seccionais de cada um dos estados brasileiros no âmbito nacional. Ela ressaltou que cabe aos conselheiros federais levar as reivindicações da advocacia de cada unidade federativa. Eles também são responsáveis por estabelecer normativas que regem a atuação profissional em todo país. “Sua representatividade é de grande importância, pois confere o âmbito federativo à nossa Seccional”.
Socorro considera que os novos desafios reservados aos operadores do Direito exigem força e unidade para serem superados. “Esperamos que o Conselho trabalhe de forma alinhada aos anseios da advocacia acreana, votando matérias de interesse da nossa Seccional assim como de toda advocacia nacional. Estamos bem representados. Nossos conselheiros vão interagir com os interesses da classe; Haverá distribuição das Câmaras de julgamento, onde cada um deverá integrar uma das três”, finalizou.