..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Alunas de escolas do Município recebem prêmio do Tribunal de Justiça

Alunas de escolas do Município recebem prêmio do Tribunal de Justiça

Alunas de duas escolas da rede municipal de ensino receberam um tablet e medalhas como premiação por terem suas redações, abordando o tema: Cidadania e Justiça, selecionadas pelo Projeto Cidadania e Justiça na Escola – Edição 2022.

O projeto, é implementado pelo Tribunal de  Justiça do Estado do Acre e é destinado às crianças em idade escolar, desenvolvido através de atividades extracurriculares direcionadas à promoção da cidadania mediante a difusão e conscientização de direitos, deveres e valores.

Para tanto, conta com o apoio institucional de vários órgãos como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Ministério Público do Estado ((MPE), Rede de Proteção à Infância e Juventude, Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), além da participação de Magistrados, Promotores de Justiça e colaboradores, bem como outros parceiros governamentais e não governamentais.

Um dos objetivos do projeto é promover a interação entre o Poder Judiciário, Ministério Público e a sociedade, principalmente a comunidade escolar, permitindo aos Magistrados e Promotores de Justiça aprimorar conhecimento sobre a realidade social, através de inserção qualificada no cotidiano escolar.

prefa 002 web

O projeto é desenvolvido nas escolas há mais de 10 anos e em 2022 houve a participação de 12 escolas públicas da capital, sendo seis delas da rede municipal de ensino, que participaram do projeto com suas turmas do 5º ano. Foram elas: Ismael Gomes de Carvalho, Francisco Augusto Bacurau, Luiz de Carvalho Fontenele, Mauricília Santana, Chico Mendes e Ilson Ribeiro.

Ao final do projeto os alunos produziram uma redação sobre o tema cidadania e justiça e cada escola selecionou uma redação para a etapa final do concurso.

A aluna Letícia Contreina da Escola Luiz de Carvalho Fontenele, localizada no bairro Bosque, conquistou o primeiro lugar com sua redação. Já a aluna Ludmila Barros Rocha, da Escola Chico Mendes, localizada no bairro Santa Inês, conquistou o terceiro lugar.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) realizou uma cerimônia na manhã desta quinta-feira (22), na Escola Luiz de Carvalho Fontenele para a solenidade de premiação das redações vencedoras.

A Cerimônia teve a participação de diversas autoridades do TJ/AC, Ministério Público e de outros órgãos parceiros na implementação do projeto que destacou a importância da temática Cidadania e Justiça serem abordadas nas escolas.