..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Farmacêutico

Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Farmacêutico

aleac 002

Na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promoveu uma sessão solene em alusão ao Dia do Farmacêutico, destacando a importância dos profissionais da farmácia para o sistema de saúde do estado. A solenidade foi proposta pelo deputado Adailton Cruz (PSB), e contou com a presença de representantes da categoria, técnicos de laboratórios, e de profissionais que atuam em diferentes setores, como farmácias comunitárias, hospitais e a indústria farmacêutica.

aleac 003

Em seu discurso, o deputado Adailton Cruz destacou a importância dos farmacêuticos para a saúde pública no estado, reconhecendo o empenho e a dedicação de cada trabalhador da área. O parlamentar também enfatizou o desejo de ver esses profissionais mais valorizados e com melhores condições de trabalho. “Que a gente tenha uma profissão mais respeitada, mais valorizada e que a gente consiga contribuir muito e muito mais com a nossa saúde pública”. Cruz encerrou sua fala desejando “saúde, segurança e progresso” aos farmacêuticos e técnicos de laboratório, parabenizando-os pelo seu dia.

aleac 004

Em seguida, Ticiane Oliveira, chefe da Assistência Farmacêutica da Sesacre, ressaltou que, apesar de alguns considerarem a homenagem modesta, “no todo não é”, pois antes esse reconhecimento não existia. Ela também enfatizou o papel dos farmacêuticos em diversas áreas da saúde, como o acesso e uso seguro de medicamentos, além da colaboração com a parte laboratorial. “Que possamos continuar inseridos e colaborando para diminuir os riscos com medicamentos para a população”, disse, acrescentando a importância de exercer a profissão com excelência, pois “sempre tem alguém nos observando”.

aleac 005

Já Ana Beatriz, presidente da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), falou da importância do trabalho em equipe no setor de saúde e o papel fundamental dos serviços farmacêuticos. “Uma das coisas que mais me pediram quando eu fui para a Fundação Hospitalar foi ouça. Ouça todos os servidores, ouça todas as classes”, disse, destacando a gestão colaborativa. Ela também elogiou a atuação de Isabela, à frente do serviço farmacêutico na Fundhacre, que conseguiu “minimizar muitas situações e aumentar o fortalecimento da farmácia”. Segundo Ana Beatriz, o serviço farmacêutico vai além do simples fornecimento de medicamentos, pois “a importância do tratamento de cada paciente que está lá vem da gestão diante do serviço farmacêutico”.

aleac 006

Em sua fala, Isabela Sobrinho, representante do Conselho Federal de Farmácia e dos sindicatos farmacêuticos do Acre, destacou a importância da valorização dos profissionais da área. Ela elogiou o deputado Adailton Cruz como um “parceiro” que sempre está disposto a ajudar, independente da profissão. Isabela Sobrinho ressaltou ainda o reconhecimento dos precursores das análises clínicas no estado, afirmando que “o Conselho está fazendo uma reparação histórica” ao prestar essa homenagem.

Ainda em seu discurso, a representante do Conselho Federal de Farmácia enfatizou que o valor desses profissionais “não está só na pecúnia, não está só no dinheiro”, mas em reconhecer sua importância e abrir espaços de trabalho. Ela também destacou o sacrifício pessoal dos farmacêuticos e técnicos, que frequentemente abrem mão de momentos com a família para cumprir plantões e compor renda. “Vocês são importantes, sim, para a gente”, concluiu Isabela.

Ainda durante a sessão solene, o cerimonial exibiu um vídeo de Walter Jorge, presidente do Conselho Federal de Farmácia, onde ele falou sobre o crescimento e a importância da profissão ao longo dos anos. “A profissão farmacêutica se agigantou, ela cresceu de uma forma significativa”, afirmou, mencionando que atualmente existem cerca de 400 mil farmacêuticos no Brasil, atuando em aproximadamente 140 especialidades. Ele ressaltou as conquistas da categoria, como a regulamentação das prescrições clínicas e farmacêuticas, que já completam 11 anos. “São grandes avanços”, enfatizou, destacando o papel fundamental do farmacêutico na atenção à saúde pública, conforme diretrizes traçadas pelo Ministério da Saúde.

aleac 007

Os homenageados agradeceram o reconhecimento e compartilharam experiências sobre os desafios e conquistas da profissão. Eles também reafirmaram o compromisso de continuar atuando com ética e responsabilidade em prol da saúde da população.

“Somos pessoas que estamos aí no dia a dia para transformar, para produzir, para elaborar, com a mão na massa mesmo. Sou muito grato mesmo ao Conselho e ao deputado Adailton Cruz por abrir espaço para o reconhecimento da categoria. Muito obrigado por ter lembrado”, disse um técnico de laboratório presente na solenidade.

aleac 008

Ao final da sessão solene, alguns profissionais foram homenageados no centro do plenário em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado. Ronan Vieira de Miranda foi um deles, ele recebeu uma comenda oferecida pelo Conselho Federal de Farmácia. Farmacêutico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ronan é especializado em Citologia e Microbiologia Clínica. Ao longo da sua carreira, teve marcante atuação nas análises clínicas, com relevantes préstimos à saúde pública do Estado do Acre, como sócio-proprietário do Laboratório Bionorte, em Rio Branco; gerente do Laboratório do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco; Chefe do Laboratório do Posto de Saúde do Exército no 4º BIS, também na capital; diretor-geral do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, o Lacen; e chefe do Laboratório do Hospital Geral de Cruzeiro do Sul.

Durante o discurso de agradecimento, Ronan expressou sua profunda gratidão pelos colegas e parceiros que estiveram ao seu lado ao longo da jornada. “Cada um de vocês contribuiu de uma maneira única e valiosa para a jornada que compartilhamos até aqui”, afirmou, destacando a importância de cada palavra de apoio e gesto de gentileza. Ele também reforçou a relevância da colaboração mútua, dizendo: “Juntos podemos fazer a diferença”.