Os 60 anos de ensino superior no Acre e os 50 anos de federalização da Universidade Federal do Acre (Ufac), foram homenageados em sessão solene realizada nesta sexta-feira (05) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A solenidade, fruto de requerimento da mesa diretora da Casa, contou com a presença do governador Gladson Cameli (Progressistas), da reitora Guida Aquino e representantes de todos os seguimentos da instituição de ensino superior, além dos deputados Luiz Gonzaga (PSDB), Adailton Cruz (PSB), Edvaldo Magalhães (PC do B) e Eduardo Ribeiro (PSD).
Ao abrir a sessão, o presidente do Poder Legislativo, deputado Luiz Gonzaga (PSDB) enalteceu a Instituição homenageada e todos que já fizeram e fazem parte dela: “É com profunda honra que damos as boas-vindas a todos nesta sessão solene, que tem como objetivo homenagear os 60 anos de ensino superior no Acre e também os 50 anos de federalização da Universidade Federal do Acre. São detalhes marcantes da evolução institucional do ensino superior na Amazônia Ocidental”, destacou.
O parlamentar seguiu dizendo: “A história da Ufac é de lutas e vitórias, fruto do idealismo e do trabalho incansável de educadores, de políticos e de idealistas, como o saudoso governador e senador Jorge Kalume, que muito contribuiu com seu entusiasmo e trabalho parlamentar para que o sonho se tornasse realidade”, lembrou.
Representando os acadêmicos, o coordenador de organização do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufac, Maike Araújo, expressou gratidão pela oportunidade e saudou os presentes, destacando a importância da universidade para o desenvolvimento do Estado. Ele pediu apoio aos parlamentares da Alea para defender o bônus regional para garantir o acesso à educação superior aos estudantes locais.
A professa doutora, Letícia Mamed, presidente da Associação de Docentes da Ufac (Adufac) lembrou das dificuldades enfrentadas pela instituição e conclamou à “reconexão” com os povos e ao serviço à comunidade para que a Ufac cumpra seu papel de fomentadora do desenvolvimento.
Reitora reconhece importância da Aleac para o fortalecimento da Ufac
A reitora da Ufac, Guida Aquino, reconheceu a importância da articulação entre as instituições públicas, em especial da universidade com a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para o desenvolvimento da sociedade e fortalecimento socioeconômico do estado.
“Eu só tenho a agradecer comunidade acadêmica e em especial hoje a Assembleia Legislativa, na pessoa do presidente da Assembleia, Luiz Gonzaga, que estão nos brindando com essa sessão solene, em alusão a esse nosso aniversário. A política está em todos os lugares e a universidade não está fora desse contexto. Nós precisamos dos políticos. Para além dos recursos do MEC [Ministério da Educação], precisamos de emendas parlamentares, que é como temos muita coisa na universidade e os parlamentares estaduais têm contribuído fortemente com a nossa universidade, com os projetos de extensão, com os projetos de pesquisa e essa relação sempre foi, sempre será importante para que fortaleça a nossa universidade federal”, disse a reitora.
Guida Aquino destacou também que com o apoio do Parlamento a universidade tem contribuído para o desenvolvimento do estado. “Sem dúvida, sem uma universidade um estado não se desenvolve, um país não se desenvolve, a educação é que transforma e a Ufac tem transformado vidas e vai continuar com certeza fazendo ensino, pesquisa, extensão e inovação com muita qualidade, gratuita e inclusiva como sempre foi”, concluiu.
Gladson Cameli agradece pela oportunidade e parabeniza Aleac pela iniciativa
Durante a solenidade em comemoração aos 50 anos da Universidade Federal do Acre (UFAC), o governador Gladson Cameli expressou sua gratidão a Deus pela oportunidade de participar desse momento especial. Em seu discurso, destacou a importância da união e do diálogo na superação dos desafios enfrentados pela instituição e pela sociedade.
Cameli ressaltou o compromisso com a democracia e a liberdade de expressão, além de reconhecer publicamente o trabalho incansável da reitora da Ufac e sua equipe na construção do Hospital Universitário.
O governador enfatizou que a Ufac é um patrimônio do Acre e elogiou o empenho de todos os envolvidos em seu desenvolvimento.
“Gostaria de expressar minha gratidão a Deus por esta oportunidade de celebrar os 50 anos da UFAC. É fundamental que trabalhemos unidos e mantenhamos o diálogo constante para enfrentar os desafios que temos pela frente. Valorizo muito a democracia e a liberdade de expressão, e reconheço o extraordinário trabalho da reitora da UFAC e sua equipe na construção do Hospital Universitário. A Ufac é um patrimônio do Acre, e todos os envolvidos em seu desenvolvimento merecem nosso reconhecimento e apoio.”, pontuou.