..::data e hora::.. 00:00:00

Política

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Aleac aprova PEC que modifica emendas individuais ao Projeto de Lei Orçamentária

Aleac aprova PEC que modifica emendas individuais ao Projeto de Lei Orçamentária

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) aprovou, durante sessão extraordinária desta terça-feira (12), as matérias que se encontravam na pauta da semana. Uma delas, é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do deputado e presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), Tadeu Hassem, que altera o §4º do art. 160 da Constituição do Estado do Acre, para redefinir a destinação dos recursos das Emendas Individuais.

O § 4º passa a vigorar da seguinte forma: “As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no percentual de 6,80% (Seis inteiros e oitenta centésimos por cento), relativo ao somatório da receita tributária, deduzidas as obrigações constitucionais de transferência para os municípios, educação, e saúde, efetivamente realizada no exercício anterior, ao do encaminhamento do projeto de lei orçamentária, observando que cinquenta por cento serão destinados às ações de serviços públicos de educação, saúde, infraestrutura e segurança pública e o restante dos recursos serão alocados em quaisquer funções orçamentária”.

“As emendas dos deputados estaduais eram estipuladas em valor fixo. Agora, é considerado um valor percentual ligado ao Orçamento. Todo esse recurso retorna ao povo, por meio de obras do governo, e investimentos nas áreas essenciais. Uma Aleac forte fortalece ainda mais o Estado, e consequentemente o povo”, disse o Tadeu Hassem.

Os deputados aprovaram ainda o Projeto de Lei nº 150/2023 de autoria do deputado Adailton Cruz (PSB) que institui a Semana Estadual de Prevenção ao Afogamento e Incentivo à Natação, a ser realizada anualmente na semana decorrente ao Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento (25 de julho) e durante a primeira semana do mês de novembro (Mês Nacional de Segurança Aquática).

Semana Estadual de Prevenção ao Afogamento e Incentivo à Natação deve ter como objetivos principais: a redução de acidentes e óbitos por afogamento; a conscientização da população sobre a importância de cuidados ao entrar em rios, igarapés, açudes, lagos e demais espelhos d’água, assim como em estabelecimentos com piscinas, tanques aquáticos e similares, principalmente sob o uso de bebidas alcoólicas; incentivar a natação dos jovens como prioridade, e posteriormente adultos e idosos; e intensificar o uso e a fiscalização de coletes em embarcações.

O parlamentar explica que o PL objetiva a diminuição dos casos de acidentes e óbitos por afogamento no Estado do Acre, visto que somente no ano de 2022 foram registrados cerca de 25 casos de afogamento, segundo o levantamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre.

“O afogamento é uma das principais causas de morte, principalmente entre crianças e adolescentes que pode ser evitada se os banhistas tomarem as devidas medidas de segurança como realizar alongamentos para evitar câimbras durante o nado, não entrar em locais desconhecidos e com profundidade, além de respeitar as demais recomendações e não nadar alcoolizado”, justificou Adailton Cruz.

Outro PL aprovado foi o que Declara o Município de Tarauacá como “terra do Abacaxi Gigante” no Estado do Acre. A proposta também é de autoria do deputado Adailton Cruz. “O Abacaxi, além de ser símbolo da identidade local, gera emprego e renda para o povo, taraucaense, impulsionando a atividade de produtores locais, comerciantes e prestadores de serviço”, explicou o parlamentar.

Os deputados também aprovaram o Projeto de Lei nº 187, de autoria da Mesa Diretora que declara de utilidade pública a União das Associações de Moradores de Rio Branco (Umamrb).