A Jica (Japan Internacional Cooperation Agency), entidade ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Japão, atua em várias regiões do Brasil com projetos de desenvolvimento de recursos naturais, saúde, transporte, segurança, infraestrutura, entre outros. Nesta segunda-feira, 12, o representante da agência no Brasil, Eguchi Masayuki, se reuniu com o chefe de gabinete do governador, José Rosemar Andrade de Messias, e o secretário da Casa Civil, Jonathan Xavier Donadoni, para apresentar propostas de cooperação.
“O Brasil possui uma longa história de relacionamento com o Japão, construída por meio do recebimento de imigrantes japoneses no início do século passado. A Jica tem o objetivo de apoiar, assistir e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos nossos parceiros. Utilizamos diferentes modalidades de assistência, sempre se adequando à realidade e à necessidade de cada região”, afirmou Eguchi Masayuki.
Os representantes do governo do Acre afirmaram a importância de parceiros que possam contribuir para o desenvolvimento do estado. O chefe de gabinete do governador, José Messias, disse que “o governo busca novas oportunidades que gerem emprego e renda para a população, e ficamos muito felizes que a Agência de Cooperação do Japão tenha interesse em investir aqui”.
“Temos muito interesse nas áreas de meio ambiente, infraestrutura, educação e tecnologia. Essa foi uma visita de apresentação das propostas. Vamos conversar com os demais secretários de Estado para saber quais projetos podem ser inseridos numa possível parceria com a agência japonesa”, garantiu o secretário da Casa Civil do Acre.