..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Afonso Fernandes parabeniza time de handebol do Acre por conquista em campeonato nacional

Afonso Fernandes parabeniza time de handebol do Acre por conquista em campeonato nacional

Na sessão desta terça-feira, 29 de outubro, o deputado Afonso Fernandes (PL), usou seu tempo na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para parabenizar o time de handebol da escola Lourival Pinho, que se destacou em uma competição nacional em Campina Grande, na Paraíba. Com atletas entre 16 e 18 anos, o time conquistou o título de vice-campeão nacional na modalidade, um feito que o parlamentar considerou um exemplo do potencial esportivo do estado.

“Quero, neste primeiro momento da minha fala na tribuna, parabenizar a direção da escola Lourival Pinho r toda a sua equipe da direção da Escola e de professores, que vem, ao longo dos anos, destacando na preparação desses jovens e adolescentes”, declarou ele, exaltando o papel da escola na formação esportiva e social dos alunos.

O parlamentar destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social para a juventude. “O esporte é fundamental no crescimento desses jovens e adolescentes, porque, além de ser inclusivo, o esporte propicia o lazer, a interação, e, acima de tudo, tira a possibilidade desses jovens e adolescentes se enveredarem pelo mundo do ilícito”, afirmou.

Fernandes também reforçou a necessidade de mais investimentos do Estado e dos municípios em iniciativas como essa, que representam positivamente o Acre em eventos nacionais e internacionais. “Isso, além de dignificar a pessoa humana, eleva o nome do Estado do Acre lá fora. E isso demonstra que nós temos capacidade de produzir bons desportistas, bons profissionais na área de esportes”, disse, mencionando ainda o exemplo recente da atleta Jerusalém, que conquistou duas medalhas olímpicas nas Olimpíadas de Paris.

Para o deputado, com maior apoio institucional, o estado poderia alcançar resultados ainda mais expressivos. Ele finalizou agradecendo o esforço dos jovens atletas e daqueles que contribuíram para possibilitar sua participação na competição. “Parabenizar esses jovens que fizeram o esforço, só eles e nós que contribuímos para que eles estivessem lá na Paraíba, representando a bandeira do nosso Estado e, muito dignamente, alcançarem o vice-campeonato nacional”, concluiu.

Para finalizar, Afonso Fernandes exibiu com orgulho a medalha recebida em agradecimento pela equipe de handebol da escola Lourival Pinho, destacando o papel do seu apoio como essencial para a participação dos jovens na competição nacional em Campina Grande. “Esta é a medalha que estou usando, e eu recebi como gratidão deles pela gente ter aportado uma emenda parlamentar para que eles pudessem representar o Estado do Acre nesta competição. Meu muito obrigado, ” declarou o parlamentar, emocionado com o reconhecimento dos atletas.

Projeto de Lei visa criar canal de denúncia para mulheres vítimas de violência em formulários escolares

No grande expediente o parlamentar retornou à tribuna para apresentar um projeto de lei voltado ao combate à violência doméstica no Acre. A proposta, segundo ele, busca criar um espaço adicional para que mulheres possam denunciar abusos, prevendo a inclusão de um campo específico nos formulários de matrícula das escolas públicas e privadas do estado. “Esse projeto que eu apresento aqui tem o intuito de ampliar os canais de denúncias para que a vítima de violência doméstica e familiar possam denunciar seus agressores”, explicou, enfatizando a necessidade de mais canais de apoio para as mulheres.

Fernandes destacou ainda que o Acre ocupa a segunda posição no ranking nacional de feminicídio, segundo dados do Ministério Público e do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. “Nós precisamos aumentar os canais de denúncia dessas mulheres, dessas mães”, afirmou ele, mencionando ainda o recente caso de feminicídio em Rio Branco, no qual uma mãe foi morta diante dos filhos. Ele também reforçou a obrigação das escolas em encaminhar as denúncias para os órgãos responsáveis, com o objetivo de prevenir tragédias semelhantes e atuar de maneira mais eficaz no enfrentamento à violência de gênero no estado.