Na retomada das sessões da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) após o recesso, o deputado Adailton Cruz (PSB), fez um discurso na sessão desta quarta-feira (7) abordando a atual situação dos servidores públicos e os movimentos de greve, além de compartilhar boas notícias sobre emendas para a saúde.
O deputado iniciou saudando a todos os presentes e parabenizando seus colegas que estão concorrendo às eleições municipais. “Parabenizar os nossos pares aqui que estão concorrendo às eleições municipais. Parabéns, deputado Emerson Jarude, pela brilhante convenção, que Deus o ilumine na sua jornada. E também o deputado Gilberto Lira pela coragem de enfrentar um pleito eleitoral em uma das principais cidades do nosso Estado,” destacou.
Cruz expressou ainda sua preocupação com o cenário dos servidores públicos, ressaltando a greve dos profissionais da educação. “Estou bastante preocupado com o cenário que os servidores públicos estão caminhando. Não é à toa que a educação já deflagrou greve a partir da presente data. Espero que a gente consiga ajudar com esta casa, com o governo, para que se chegue a um consenso e consiga essa reposição às referências que eles justamente reivindicam,” afirmou.
O deputado também reconheceu a justa deflagração de greve pelos sindicatos dos médicos, apesar de discordar do momento escolhido. “Dizer que o único ponto que eu discordei foi do momento, porque nós tínhamos e estava tudo programado para que o governo do Estado concluísse a apresentação da proposta de reformulação do plano até o dia 31 de julho e eles deflagraram justamente no dia 31,” explicou.
Adailton Cruz alertou sobre a possibilidade de uma greve geral na saúde do Acre, caso as demandas não sejam atendidas. “A data que a empresa Dom Cabral se comprometeu de apresentar a proposta de reformulação do nosso plano foi dia 31 de julho, já protelou e nos próximos dias, provavelmente até o dia 15 deste mês, estará havendo uma assembleia geral com todos os sindicatos da saúde e pode acontecer da saúde do Acre inteira deflagrar a greve,” disse preocupado.
Encerrando seu discurso, o parlamentar compartilhou uma notícia positiva sobre uma emenda destinada aos trabalhadores da saúde. “Nós tivemos uma agenda com a Casa Civil, Secretaria de Saúde, e a nossa satisfação dizer que um fruto aqui dessa casa deve estar sendo consolidado na conta dos trabalhadores de saúde, que é aquela emenda de 30 milhões que todos aqui assinaram para orçamentos na LOA 2024,” anunciou. Ele informou que o governo se comprometeu a pagar esse valor em cota única no dia 30 de outubro.