Em sessão realizada nesta quarta-feira, 28 de agosto, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Adailton Cruz (PSB) abordou importantes temas referentes à saúde pública do estado, com ênfase em Manoel Urbano e Sena Madureira. Durante seu discurso, o parlamentar destacou os resultados positivos de uma reunião da Comissão de Saúde e o progresso em obras e serviços essenciais.
Cruz iniciou agradecendo a presença de seus colegas parlamentares e dos representantes de Manoel Urbano, que participaram ativamente da discussão sobre a saúde local na manhã desta quarta-feira. “Tivemos uma audiência, uma reunião muito produtiva para discutir a questão da obra da unidade que, graças a Deus, já foi retomada”, afirmou o deputado, comemorando o avanço nas obras da unidade de saúde do município.
Além das obras, o deputado ressaltou as ações para suprir o déficit de profissionais de saúde, como técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, e também a regularização de equipamentos essenciais, como o aparelho de bioquímica e o raio-x. “Graças a Deus, tudo bem encaminhado. Inclusive, a questão do fisioterapeuta deve estar sendo resolvida nos próximos 30 dias”, assegurou.
Outro ponto de destaque foi a situação das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Manoel Urbano. O deputado informou que a ambulância vermelha já foi consertada e estará de volta à unidade a partir de amanhã. Em relação à ambulância branca, que é usada para transporte regulado, o parlamentar explicou que o retorno depende apenas da resolução do seguro. “Nós vamos estar retornando a Manoel Urbano nos próximos 60 dias para acompanhar de perto. Tenho certeza que vai ter bastante avanço”, disse.
Adailton Cruz também aproveitou a oportunidade para anunciar sua próxima agenda em Sena Madureira, onde estará na segunda-feira, 2 de setembro, para visitar o hospital e as unidades básicas de saúde do município. “Estaremos o dia inteiro no hospital, nas unidades básicas do município de Sena, também para buscar ajudar e contribuir”, destacou.
Por fim, o deputado convidou os trabalhadores da saúde a participarem da Assembleia Geral, que ocorrerá na manhã desta quinta-feira, 29 de agosto, no auditório do pronto-socorro. “Vão ser discutidos lá a agenda de negociação, plano de carreira, emendas. É importante estarem todos lá”, concluiu o deputado.