..::data e hora::.. 00:00:00

Política

Adailton Cruz denuncia precariedade na saúde de Manoel Urbano em sessão na Aleac

Adailton Cruz denuncia precariedade na saúde de Manoel Urbano em sessão na Aleac

Na sessão desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Adailton Cruz (PSB), lamentou a precariedade do atendimento de saúde do município de Manoel Urbano. Em seu discurso, o parlamentar destacou a paralisação das obras de reforma e ampliação da unidade de saúde da cidade, que está inativa desde 2022, e expôs a situação precária dos atendimentos realizados em locais improvisados.

“Infelizmente, estamos sem condições de atender dignamente à população urbana”, afirmou Adailton Cruz, ao ressaltar a falta de infraestrutura adequada. O deputado também mencionou a carência de profissionais de saúde, em especial de fisioterapeutas, e criticou a ausência de manutenção em equipamentos essenciais, como o aparelho de bioquímica, que, segundo ele, “está com dois braços, mistura os reagentes obstruídos e ainda não foi trocado.”

Outro ponto de preocupação levantado por ele foi o aparelho de raio-X, que, apesar de ter sido adquirido há mais de dois anos, ainda não foi instalado corretamente. “Está sendo feito raio-X em um equipamento portátil que difunde radiação, colocando em risco, principalmente, os técnicos de radiologia, os pacientes e os profissionais”, denunciou.

Diante dessas questões, o deputado convocou os colegas parlamentares para uma reunião na Comissão de Saúde, marcada para a próxima terça-feira. “Precisamos de medidas urgentes, como a contratação de técnicos e profissionais de enfermagem para assistir a população de Manoel Urbano”, destacou Adailton Cruz, reforçando a importância de buscar encaminhamentos para a retomada das obras e a manutenção dos equipamentos necessários para o atendimento à população.

A reunião contará com a presença do secretário de saúde, Pedro Pascoal, que será instado a apresentar soluções para os problemas apontados pelo deputado. Adailton Cruz finalizou seu pronunciamento reforçando a necessidade de ações imediatas para garantir a qualidade do atendimento de saúde no interior do estado.