Estado foi escolhido como sede nessa quinta-feira (9) em votação em Mérida, no México, onde ocorre a 13ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF Task Force)
O Acre vai sediar a reunião anual de governadores pelo Clima e Florestas em 2025. O estado foi escolhido nesta quinta-feira (9) durante Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF Task Force) que ocorre na cidade de Mérida, no México.
O 13º encontro reúne secretários, doadores, ONGs e autoridades do meio ambiente do Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Estados Unidos, Indonésia, México e Peru até esta sexta-feira (10).
Este ano, os líderes debatem temas como desmatamento das florestas tropicais, redução da emissão de carbono na atmosfera e alternativas sustentáveis para o desenvolvimento socioeconômico das populações locais.
A secretária de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas e presidente do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, Julie Messias, representa o Acre no evento.
“Sediar a reunião em 2025 é um desafio. Estamos vendo toda a preparação que Yucatán fez. É um evento que reúne no mínimo 500 pessoas. Para o Acre, será muito importante presidir o GCF e sediar a reunião anual em 2025, porque o Brasil também se candidatou para sediar a Conferência do Clima, a COP30, no Pará”, celebrou a secretária.
O governador Gladson Cameli participou, na última quarta (8), do painel que debateu perspectivas de liderança sobre clima, florestas, comunidades e governança.
Ficou definido que em 2024 a presidência da GCF TF será exercida por Ucayali, cidade do Peru, e Santa Cruz, da Bolívia. Haverá a reunião anual sediada por Ucayali e uma reunião focada em negócios verdes, sediada por Santa Cruz. Em 2026, será a vez de Papua, na Indonésia.