..::data e hora::.. 00:00:00

Política

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

A um ano das eleições, TRE discute desafios logísticos e segurança no pleito de 2026 no Acre

A um ano das eleições, TRE discute desafios logísticos e segurança no pleito de 2026 no Acre

Tribunal Regional Eleitoral do Acre destacou atendimento itinerante para alcançar eleitores em áreas de difícil acesso, bem como necessidade de regularização do título. Pleito ocorrerá em 4 de outubro de 2026

Daqui a um ano, em 4 de outubro de 2026, ocorrerá as eleições de 1º turno para escolher presidente da República, bem como governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Por conta disto, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) deu início à contagem regressiva para o pleito.

O anúncio foi feito na última sexta-feira (3), durante um encontro na sede do TRE, em Rio Branco.

Na reunião, foram discutidos pontos como a regularização do título de eleitor, a logística para atender comunidades de difícil acesso e a segurança durante a votação que precisará ser reforçada.

A presidente do TRE-AC, Waldirene Cordeiro, destacou que o próximo pleito será mais complexo, já que os eleitores vão escolher representantes para seis cargos diferentes e falou ainda sobre os locais de difícil acesso do estado.

“Precisamos, estrategicamente, nos preparar. E, dentre essa preparação, nos preocupamos com os riscos de o eleitor não votar. Nos locais de difícil acesso, nós estamos fazendo eventos itinerantes para ir a encontro desse eleitor, dessa eleitora, para dar todo o suporte. Veja que é uma eleição um pouco mais demorada, porque são seis cargos públicos políticos que serão submetidos ao grande público”, afirmou.

Ainda de acordo com a presidente, o eleitor que não estiver em dia com a Justiça Eleitoral ficará impedido de votar em 2026. O prazo para regularização vai até o início de maio.

“Se tem primeiro e segundo turno, tudo já conta duas eleições. É lembrar disso. Até o fechamento do nosso cadastro, a Justiça Eleitoral está aguardando o eleitor para ele vir regularizar. É muito rápido”, explicou.

Além disso, o TRE-AC também tem feito atendimentos itinerantes em universidades, praças públicas e comunidades distantes.

A ação é acompanhada pelo uso do BIOZAP, ferramenta criada pela área de tecnologia do tribunal para facilitar o contato com a população.

“Quando a gente vai para um determinado lugar, lançamos um chamamento pelo BIOZAP. Antes, informamos que não é trote nem fraude, apenas a localização do nosso atendimento. É muito rápido, basta apresentar um documento com foto”, explicou Waldirene.

A Justiça Eleitoral informou ainda que o voto segue obrigatório para quem tem mais de 18 anos, facultativo para jovens de 16 e 17 e também para eleitores com mais de 70 anos.