..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

Vacinação contra influenza é aberta ao público geral no Acre

Vacinação contra influenza é aberta ao público geral no Acre

Imunização é feita nas unidades de saúde de Rio Branco e das demais cidades do Acre. Ministério da Saúde ampliou a vacinação desde segunda-feira (15). Até então, apenas os grupos prioritários estavam recebendo a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS)

A vacina contra o vírus da influenza está liberada para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. O Ministério da Saúde ampliou a vacinação desde segunda-feira (15). Até então, apenas os grupos prioritários estavam recebendo a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI-AC), responsável pela distribuição da vacina, confirmou que o imunizante já está disponível em todas as cidades acreanas. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no Acre no dia 10 de abril atendendo, inicialmente, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, entre outros.

Por ter total confiança na ciência e em todos os benefícios já comprovados pela vacinação, todos os anos, sempre que disponibilizada para a sua faixa etária, o professor Rogério Maia procura uma unidade de saúde para receber a dose da vacina contra a gripe.

“Eu e minha família sempre nos prevenimos, a ciência em primeiro lugar”, resumiu enquanto esperava na fila sua vez de receber a imunização”, contou.

Além da própria proteção, a preocupação da funcionária pública Maria Gonçalves é também garantir a saúde dos familiares e amigos que convivem com ela. Por isso ela diz: vacina no braço, sempre! “Sim, porque nos protege e é muito eficiente”, destacou.

Baixa procura

De acordo com a coordenadora do PNI-AC, Renata Quiles, os dados contabilizados até agora mostram um número bastante preocupante. Apenas 4 mil pessoas tomaram a vacina, o que corresponde 10% do público prioritário.

“Os grupos da população em geral, que foram liberados agora, devem começar a serem atualizados agora no painel. Mas, é uma procura bem baixa, não apenas no estado, no país estamos com 34% de cobertura entre a população prioritária”, lamentou.

Apesar da extensão da vacina para todos a partir dos seis meses, o foco continua sendo as pessoas a partir dos 60 anos ou com comorbidades, público mais suscetível à contaminação do vírus. “Então, a gente precisa continuar. Não sou população prioritária, mas quero me vacinar, aproveito e levo alguém da minha família que se enquadra no grupo prioritário. Estamos falando de um vírus respiratório com poder de mutação e com grande circulação no período de umidade do nosso estado”, aconselhou.

O que é a influenza?

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.

Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.