Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. Resultados devem sair nesta quinta (19)
Os casos suspeitos do novo coronavírus em Cruzeiro do Sul subiram para seis nesta quarta-feira (18). Segundo a Saúde regional, seis pessoas estão com sintomas da doença e estão sendo assistidas pelas equipes. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar e são pessoas que transitaram por São Paulo (SP), Brasília (DF) e a capital acreana, Rio Branco.
Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.
As coletas foram feitas e os resultados dos exames devem ser entregues nesta quinta (19). Três pessoas tinham procurado o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, com os sintomas no início da manhã de terça (17). Mas, no fim da tarde do mesmo dia mais duas pessoas procuraram atendimento e um sexto paciente procurou a unidade nesta quarta (18).
“Não são casos graves. Todos estão em isolamento domiciliar, orientados de como devem agir dentro de casa e acompanhados por equipes de saúde da família da sua região”, explica a gerente de Assistência Básica da cidade, Maria Fernanda.
Além disso, os profissionais das unidades de saúde estão passando por capacitação para atender e tratar a nova doença.
Vale lembrar que em Cruzeiro do Sul nenhum caso do novo coronavírus foi confirmado, mas, em Rio Branco, os exames de três pacientes atestaram positivo e o Estado agora aguarda a contraprova. Ainda na terça, foi decretada situação de emergência em todo o estado.
“O objetivo é organizar melhor o nosso fluxo de atendimento. O que está sendo repassado é sobre transmissão, tirar dúvidas dos profissionais, dizer o que é real e o que é “fake news”, destacou Maria.
A gerente enfatizou ainda que a principal recomendação é que idosos acima de 60 anos e outras pessoas que se encaixam no grupo de risco devem permanecer em casa e evitar aglomerações. “Não é férias. É para ficar em casa”, alertou a gestora.
Pandemia
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta (11) a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 6h50 desta quarta (18), 350 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 17 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, foi registrada a 1ª morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada na terça (17) pelo governo estadual. A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular da capital paulista. Ele tinha diabetes e hipertensão.
Além dos casos confirmados, o Ministério da Saúde contabilizava na terça:
- 8.819 casos suspeitos
- 1.890 casos descartados
- 18 pessoas estão hospitalizadas (7% do total)